"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"A ALMA VIAJORA DO TEU BARCO"

Pergunte e Responderemos -
Ano XXXIV - Julho de 1993 - Nº374 – página:289
Por Dom Estêvão Bettencourt, OSB


Há breves dizeres que podem longamente impressionar os leitores, deixando-lhes margem para profícua reflexão. Entre outros, vão aqui transcritos alguns versos de D. Hélder Câmara:


”Quando teu navio, ancorado muito tempo no porto, te deixar a impressão enganosa de ser uma casa.Quando teu navio começar a criar raízes na estagnação do cais, faze-te ao largo.É preciso salvar a qualquer preço a alma viajadora de teu barco e tua alma de PEREGRINO”.
Estas frases são ricas em sugestões:Antes do mais, vêm a ser um alerta contra a natural tendência à acomodação que ameaça todo ser humano..., e ameaça aos poucos, insensivelmente. De um navio pode-se fazer uma casa, e... uma casa com sólidos fundamentos, “lançando raízes” no seu solo. É, sem dúvida, mais atraente a noção de estabilidade que propicia repouso, do que a de sôfrega demanda de algo que no falta e nos deixa ansiosos. Todavia, para quem é peregrino, a estabilidade é estagnação e fonte de morbidez e putrefação.
O cristão, já por ser humano, isto é, dotado de capacidade de Infinito, e, mais, por ser elevado à comunhão com o próprio Deus pela graça santificante (cf. 2Pd 1,4), é essencialmente faminto e sedento de algo melhor do que os bens que esta vida proporciona; estes não raro são bolhas de sabão, coloridas por fora, mas vazias por dentro. Seduzem, e enganam..., enganam no tocante ao essencial ou ao sentido da vida. Quem se deixa iludir por eles, é comparável a um viandante que, olhando para a direita e a esquerda, é atraído pelas flores e os pássaros e acaba esquecendo a meta para a qual ele se propôs tender.Já o Senhor Jesus notava que “os filhos das trevas são mais prudentes (sábios) do que os filhos da luz” (cf. Lc 16,8b). Parecem ter mais afinco em prol do mal do que os bons em prol do bem.
Esta verificação em nossos dias é tanto mais pungente quanto mais se verifica a enorme necessidade de sacudir qualquer tipo de covardia indolente em benefício de uma presença cristã mais atuante e coerente. O apelo vem do Senhor Jesus, vem da Igreja de Cristo confiada a Pedro, vem do próprio mundo aparentemente ateu, mas incrivelmente sensível ao testemunho sincero e abnegado dos filhos de Deus. E.B.


Agradeço às Edições Lumen Christi, que me autorizou a postar matérias desta Revista que foi e ainda é tão importante para todos os que buscam o Caminho, a Verdade e a Vida.Tenho muitas saudades de Dom Estêvão. Ele foi muito dedicado a responder a tudo que lhe era perguntado. Podia eu morar muito longe e mesmo assim, por telefone, ele foi pastor, com boa vontade, muito carinho, muita firmeza e muita humildade...Que esteja ele, e sinto que está, na glória de Deus intercedendo por nós!Que São Bento nos abençoe e em especial peço a ele a bênção para este Blog que hora se inicia com a intenção de levar nossa Igreja pelos caminhos desta vida, até que todos conheçam Jesus Cristo!

Imagem: iasdluz.blogspot.com/2008_02_01_archive.html

Nenhum comentário: