"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 31 de outubro de 2009

A Comunhão dos Santos

A Comunhão dos Santos é uma espécie de vínculo, pelo qual os membros da Igreja, em virtude da graça santificante, participam nos bens espirituais uns dos outros, como membros de um mesmo corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo.

“O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e como o seu Filho Jesus Cristo” (1Jo 1,3). "...de modo análogo, nós somos muitos e formamos um só corpo em Cristo, sendo membros uns dos outros” (Rom 12,5).
Há, pois, entre os santos do céu (Igreja triunfante), almas do purgatório (Igreja padecente) e os justos da terra (Igreja militante), certa comunhão de bens, formando uma sociedade única: cujo chefe é Cristo, o vínculo da caridade e a meta final do céu. “Portanto, já não sois estrangeiros e adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2,19).
"A Igreja celebra a Igreja Triunfante no dia 1º de novembro e a intenção a intenção catequética da Solenidade de Todos os Santos é ressaltar o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) e que cada pessoa o pode ser, mas sobretudo faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós. O papa João Paulo II foi um grande impulsionador da "vocação universal à santidade", tema renovado com grande ênfase no Segundo Concílio do Vaticano". Wikipédia.

Nenhum comentário: