"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Fé

A fé é um ato da inteligência baseado em incontestáveis motivos de credibilidade, é um ato de aceitação da palavra de Deus, porque Ele sabe e diz a verdade.
“...mas aquele que me enviou é verdadeiro e digo ao mundo tudo o que dele ouvi!” (Jo 8,26). “Quem vê em mim não é em mim que crê, mas em quem me enviou” (Jo 12,44).
Texto que é uma espécie de definição Teológica da fé: “A fé é uma posse antecipada de que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem” (Heb 11,1).
Pelo dom do Espírito Santo, o homem chega a contemplar e saborear, na fé, o mistério do plano divino (GS 15).
A fé é o princípio da salvação, o fundamento de toda a justificação “... sabendo, entretanto, que o homem não se justifica pelas obras da Lei mas, pela fé em Jesus Cristo, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo”... (Gál 2,16). “ O meu justo viverá pela fé, mas se esmorecer, nele não encontro mais nenhuma satisfação” (Heb 10,38). “Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável” (Heb 11,6). “Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 16,16).
A todo o discípulo de Cristo incumbe o encargo de difundir a fé, segundo a própria medida (LG).

Nenhum comentário: