"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Música tem a capacidade de gerar reverência, quando dela fazemos bom uso...

O canto litúrgico tem como missão animar
a celebração, dar alma...

E dar alma é fazer com que a assembléia se integre e participe sentindo que o canto está em unidade com cada ato litúrgico desta celebração; e, acima de tudo, deve inspirar reverência, piedade.Fazendo uma análise rápida para se alcançar este objetivo que sugere o título; o que seria fundamental? Naturalmente que os cantos sejam escolhidos de acordo com o Tempo Litúrgico e com cada Ato Litúrgico que acontece, especialmente na Santa Missa.
Os instrumentos e vozes sejam harmônicos, pois do contrário
causará profundo desconforto.
A responsabilidade de quem assume a missão de tocar uma Missa não é pouca, é muito séria.
Dá trabalho, causa tensão, produz inúmeros diálogos, muitas vezes até alguns breves desajustes, porém, tudo seja feito para concorrer para o bem de todos e auxiliar na espiritualidade de todos.
Quanto à instrumentação, diremos que o órgão é o instrumento litúrgico por excelência (cf. Sacrosantum Concilium n. 120), no entanto outros instrumentos podem ser utilizados, sempre se tendo em conta que são instrumentos para acompanhar o canto, que jamais devem se sobrepor à voz (cf. Musicam Sacram, n. 64).
Instrumentos associados à música pop/rock (como a guitarra e o baixo elétricos, a bateria... devem ser tocados de maneira a traduzir o espírito da liturgia e não o de uma música mundana cujo objetivo é completamente oposto ao da Liturgia (enquanto esta procura interiorizar-nos para a partir do encontro conosco mesmos e com Deus sairmos ao encontro dos demais, a música pop/rock dirige-se ao “homem exterior”, visa a um êxtase rítmico, um sair de si inconsciente, mais próprio da gnose e das antigas religiões de “mistérios” que da vida cristã ou, ainda, a um sentimentalismo superficial, também incompatível com a Fé).
Quem serve a Deus através do canto litúrgico, especialmente, deve ser ainda mais cuidadoso, mais exigente, mais obediente às regras, mais disciplinado e humilde.
Quem lida com tais talentos, precisa ter humildade, pois o seu oposto, a vaidade, só virá a prejudicar sobremaneira este belo serviço.
Enquanto a humildade leva à obediência e disciplina; a vaidade confunde e causa desordem, por fim podendo levar uma pessoa ou até um grupo ao desânimo.
É muito importante conhecer a Liturgia de nossa Igreja e o que ela diz em relação ao Canto Litúrgico e assim estaremos facilitando a nossa vida e ajudando os irmãos a alimentar a fé através deste instrumento que Deus criou para enlevar o homem: a Música.
A música para Deus deve nos levar à reverência, ao respeito, à veneração...
Se não levar... É sinal que alguma coisa está errada...
Façamos uma reavaliação e busquemos corrigir o quanto antes.

A paz de Cristo e o Amor de Maria estejam conosco e em nosso trabalho!
Iza Maria


Nenhum comentário: