"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Teologia... A Religião...

A TEOLOGIA
A Teologia é o tratado de Deus. É a ciência de Deus à luz do que Ele próprio revelou de Si, de seu amor pelos homens, de seus mandamentos. Portanto ciência que versa sobre Deus, a partir de Deus e sua Revelação aos homens. À luz da Revelação, a Teologia tem como objeto também as criaturas de Deus em sua relação com Ele. Do estudo da Teologia nasce espontaneamente a prática da religião.
“Assim andarás de maneira digna do Senhor fazendo tudo o que é do seu agrado, dando frutos em boas obras e crescendo no conhecimento de Deus...”
(Col 1,10).
“A sagrada Teologia apóia-se, como em perene fundamento, na palavra escrita de Deus juntamente com a Sagrada Tradição, perscrutando à luz da fé toda a verdade encerrada no mistério de Cristo” (DV 24).
O estudo da Bíblia deve ser a alma da Teologia.
A RELIGIÃO
A Religião estuda as relações do homem para com Deus, por meio de uma doutrina revelada por Ele, contida na Tradição e na Bíblia.
Jesus Cristo ensinou que todos os homens tinham obrigação de seguir sua doutrina. Ele por sua vez disse: “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7,16).
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado”
(Mt 16,15-16).
“Todos os teus filhos serão discípulos do Senhor” (Is 54,13).
A religião é:
- luz para a inteligência.
- força para a vontade.
- consolo na desgraça.
- tranquilidade para o viver.
Pratico a religião:
- pelo conhecimento de Deus e suas Obras;
- pela observância dos seus Mandamentos;
- pelo culto que lhe presto.
RELIGIÕES: dizer-se que todas as religiões são boas é um erro crasso.
Duas proposições contraditórias não podem ser ambas verdadeiras, a outra é necessariamente falsa.
Dizer, pois, que todas as religiões são verdadeiras, é negar a verdade objetiva.
Esta doutrina foi expressamente condenada por Cristo, ao enviar seus Apóstolos a pregar o seu Evangelho ao mundo universo, “ensinando-lhe tudo o que Ele lhes tinha ordenado”
(Mt 28,20).

Nenhum comentário: