"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Festa, Memória e Solenidade

A diferença entre Festa, Memória e Solenidade

Gostaria de saber as diferenças entre: Festa, Memória e Solenidade, quando uma vem primeiro que a outra em grau de importância, o que é obrigatório e pode ser suprimido em cada uma delas, e por que foram criadas?

Por Maurício Paróquia São Paulo Apóstolo

Nos dias litúrgicos, em primeiro lugar está o domingo, depois vem as solenidades, seguida das festas, das memórias obrigatórias, memórias facultativas e férias.
DOMINGO = tem a precedência sobre todos os domingos por ser o Dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia, por excelência da Eucaristia.
SOLENIDADES = a Igreja soleniza determinadas datas ou acontecimentos (como a da Assunção) porque estes acontecimentos têm uma estreitíssima ligação com o Mistério Pascal de Jesus Cristo. É o caso da Páscoa, do Natal, do nascimento de João Batista....
FESTAS = São acontecimentos importantes para a Igreja, que merecem um destaque especial, como é o caso das festas dos apóstolos e outros santos que, na Igreja Católica, seu exemplo, merecem ser seguidos por todos.
MEMÓRIAS = as memórias obrigatórias recordam santos ou santas que marcaram a vida da Igreja de algum modo. Exemplo: São Pio, Santo Agostinho, Santa Rita, etc...
AS MEMÓRIAS FACULTATIVAS, por sua vez, recordam santos e santas que tiveram uma importância para uma determinada região ou mesmo para uma congregação, por isso, não é obrigatório fazer a celebração da missa ou da Liturgia das Horas em sua memória.
FÉRIAS = são aqueles dias da semana que não têm nenhuma indicação especial das comemorações acima mencionadas.

Nenhum comentário: