"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Liberdade...

Roque Brugnara
Fala-se muito em liberdade... Muitas vezes não compreendemos seu verdadeiro sentido.
A liberdade pessoal é limitada pelos direitos dos outros, mas eles não são inimigos que limitam possibilidades; são amigos que me ajudam a encontrar a melhor atitude para ser verdadeiramente livre.
Minha liberdade deve integrar-se com a liberdade deles.
Quando uma pessoa não sabe fazer uso da própria liberdade, a sociedade lhe impõe sanções, normalmente limitando-lhe ou tirando-lhe a liberdade (prisão) e, em alguns lugares do mundo, tirando-lhe a vida. Essa é a forma que a sociedade encontrou para defender-se dos que fazem mau uso da liberdade.
As parábolas bíblicas da origem do mundo e do homem colocam a desobediência e o mau uso da liberdade como fonte dos males da humanidade.
Roubos, assassinatos, assaltos, seqüestros são sinais de que há abuso da liberdade e também evidenciam a existência de problemas nos esquemas sociais que determinam a distribuição dos bens. Em muitos casos constatam-se deficiências na educação das pessoas, que não sabem impor-se os limites que a convivência social exige.
O mau uso da liberdade pode levar a pessoa a perder bens preciosos, como a saúde (alcoolismo, tabagismo, entorpecentes), a liberdade ou a felicidade eterna (pecado).
A liberdade é o mais belo presente que Deus deu ao homem, o que lhe custou mais a morte de seu Filho. Por amor e para o amor, Deus quer o homem autenticamente livre.
A maioria dos homens pensa ser livre, quando pode dizer: eu faço o que quero, isto é: Não tenho algemas nas mãos,nenhuma coação física me tolhe,posso satisfazer todos os meus instintos, os meus impulsos,nada nem ninguém me segura. Então, na verdade, você não é livre... Precisa aprender o que é Liberdade e conquistá-la. Imagine um barco livre para navegar, sem ninguém para o governar... Onde irá parar?
A verdadeira liberdade é você aprender a ser senhor de si, de escolher e seguir sempre, sem erro e sem titubear, o caminho do bem. É preciso que reconheça e aceite o plano de Deus sobre o mundo, o desejo infinito do Pai sobre você, é preciso, uma vez decidido e disponível, aderir livremente e tudo isso por um sim de amor, que é o sim da adesão a Cristo, o sim da verdadeira liberdade!
Pense que Deus é quem deve guiar o seu barco! Não é essa a proposta?
Que Ele seja, pois, o condutor de nossas vidas!
Trechos tirados do Livro: Pessoa Humana e Religião

Nenhum comentário: