"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 8 de novembro de 2009

Livre Leitura da Bíblia

Perguntaram certa vez: Qual é a verdade para o cristão: A Escritura pode ser interpretada sem a Igreja? Ou a Igreja é a fiel intérprete da Escrituras?

A resposta correta é: A Igreja é a fiel depositária de tudo. Jesus fundou a sua Igreja quando disse a Pedro: "...E eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra será ligado também nos céus; e tudo o que desligares sobre a terra será desligado também nos céus" (cf. Mt. 16, 17-20).
Se Cristo entrega a chave do Reino dos céus a Pedro, entrega tudo. Não pode haver uma fiel leitura sem a luz da Igreja para iluminar. Ela é a Luz dos Povos. É a Igreja que guia e mostra o caminho certo a seguir, pois assim quis o Senhor.
Ler a Palavra de Deus por conta própria... Eis o que diz São Pedro:
“Assim se nos tornou mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações. Pois deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é objeto de interpretação pessoal, visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Mas foi sob o impulso do Espírito Santo que homens falaram da parte de Deus".
(1Pd 1,19-21)
O poder que a Igreja tem lhe foi conferida por Jesus Cristo. Não há como não compreender isto. Por isso tantas e tantas portas vão se abrindo em nome Dele, porque lhes falta a unidade; vão se multiplicando por falta do entendimento; lhes falta seguir o sinal que Jesus deixou de sua presença no mundo:
A Santa Igreja de Deus.
Imagem: nova-evangelizacao.blogspot.com/2008/02/sempr...

Nenhum comentário: