"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O Messias Prometido

Deus não cessou de multiplicar as promessas, profecias e figuras do futuro libertador.

- Ao escolher Abraão, Deus lhe disse: “...eu te darei uma posteridade numerosa quanto as estrelas do céu... Por tua posteridade serão abençoadas todas as nações da terra...” (Gên 22,17-18).
- Jacó disse a Judá, seu filho: “O cetro não se afastará de Judá... e que lhe obedeçam os povos” (Gên 49,10).
- Moisés ao morrer anuncia um legislador maior do que ele, o qual dará ao seu povo uma lei definitiva (Deut 18).
- Davi, rei e profeta, canta nos salmos a vinda do Redentor e seu reino eterno.
- Os 4 profetas maiores e os 12 menores apresentam traços de figura profética do Messias.
- Isaac: anunciou que Jesus Cristo nasceria de uma Virgem, narrando sua vida, milagres, paixão e reino.
- Jeremias: profetizou os sofrimentos do Salvador.
- Ezequiel: descreveu o reino glorioso de Jesus Cristo.
- Daniel: limitou a 70 semanas de anos (490 anos) entre o fim do cativeiro e a chegada do Messias.
- Os profetas menores: Jonas, Oséias, Amós, Joel, Abdias, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias; este último anunciou o fim de todos os sacrifícios antigos, substituídos pelo sacrifício único e puro do Calvário.
- Os judeus esperavam um enviado de Deus. Herodes pergunta aos sacerdotes e letrados: “onde devia nascer o Cristo” (Mt 2,4). Deus prometera a Simeão “que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor” (Lc 2,26).
- André, falando a seu irmão Pedro, diz-lhe: “Encontramos os Messias” (Jo 1,4).
- Na multiplicação dos pães, os judeus exclamaram: “Este é verdadeiramente, o profeta que deve vir ao mundo!” (Jo 6,14).
- Jesus afirma de si que é Ele o Messias esperado.
- A samaritana disse a Jesus: “Sei que o Messias está para vir”. Ele respondeu-lhe: “Sou eu que falo contigo” (Jo 4,25 e 26).
- Jesus é o enviado de Deus: “Minha doutrina, não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7,16).
“O que digo, portanto, eu o digo como o Pai me disse” (Jo 12,50).

Nenhum comentário: