"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 20 de dezembro de 2009

Recordando e Refletindo sobre... As Obras de Misericórdia...

As Obras de Misericórdia são 14:


As 7 corporais:
1. Dar de comer a quem tem fome;
2. Da de beber a quem tem sede;
3. Vestir os nus;
4. Dar pousadas aos peregrinos;
5. Visitar os encarcerados;
6. Remir os cativos;
7. Enterrar os mortos.


As 7 espirituais:
1. Dar bom conselho;
2. Ensinar os ignorantes;
3. Corrigir os que erram;
4. Consolar os aflitos;
5. Perdoar as injúrias;
6. Sofrer com paciência as fraquezas do próximo;
7. Rogar a Deus pelos vivos e falecidos (Mt 25,31-46).



Refletindo sobre as Obras de Misericórdia...
Tenho sido um bom cristão?
Uma breve reflexão sobre as Obras de Misericórdia...
Dando de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede: Dei esmolas em dinheiro ou comida para os pedintes? Ajudei os amigos, parentes ou vizinhos desempregados? Paguei um salário justo aos empregados? Tenho ajudado meus pais idosos com comida ou remédios? Vestindo os que estão nus: Tenho roupas demais? Tenho o armário cheio de roupas e digo "não tenho o que vestir"? Me visto só com roupas da moda? Já dei uma roupa nova e bonita a alguém que precisava dela? O que faço com as roupas que me sobram?
Visitar os enfermos e cativos: Sou doador de sangue? Visito os meus parentes e amigos doentes? Sei se na minha rua tem alguém doente? Visito meus pais idosos?
Dar pousada aos peregrinos: Cobro um preço justo pelo aluguel? Expulsei um filho de casa? Recusei morada a algum parente? Ajudo os desabrigados nas enchentes e enchurradas? Tenho bons sentimentos para com os imigrantes de outras cidades e estados?
Remir os cativos e oprimidos: Ajudo os drogados a largar o vício e os prostituídos a mudar de vida? Tenho vontade de ajudar a Igreja nas visitas que faz ao presídio, indo lá ou colaborando com doações?
Enterrar os mortos: Evito de ir a velórios e enterros? Vou só por obrigação social? Concedi um enterro cristão aos meus parentes, chamando um sacerdote?
Dar bons conselhos; Ensinar aos ignorantes; Consolar os aflitos: Tenho conversado com meus filhos, ensinando-os a moral cristã? Tenho ensinado-os ou os outros a não pecar, por amor a Deus? Tenho aconselhado os pais a batizar os filhos, e os pecadores a se confessar? Aconselhei alguém a evitar o suicídio, ou a não usar drogas? Me ofereço para dar catequese?
Perdoar as injúrias; Sofrer com paciência as fraquezas do próximo;
Corrigir os que erram: Tenho tido paciência com os erros dos outros? Tenho perdoado com facilidade a quem me ofendeu? Tenho alertado às pessoas de vida errada? Tenho alertado aos jovens promíscuos sobre o seu erro? Tenho corrigido meus filhos quando erram?
Rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos: Lembro dos meus parentes e amigos falecidos nas minhas orações? Quando rezo peço mais para mim do que para os outros? Rezo pelos problemas dos outros? Ofereço missas pelas necessidades dos vivos e pelas almas dos falecidos?
Neste texto você encontrará como se preparar para uma boa confissão: http://www.acidigital.com/Oraciones/confissao.htm

Nenhum comentário: