"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A existência de Deus...

Li certa vez esta frase: “Existe a questão de se algo existe ou não. Uma coisa pode existir, quer a conheçamos ou não. Certo?" Será que o ateísmo é um fenômeno dos séculos passados? Ele não vigora ainda hoje escondido sobre diversas formas?
Dom Estêvão Bettencourt, OSB, escreveu um artigo sobre este tema onde a pergunta fundamental era: Deus Existe? Em seu artigo apresentou depoimentos de cientistas de várias áreas e de filósofos, que professavam a existência de Deus. Com isso, nos ajuda a compreender um pouco do pensamento daquele que é ou se diz ateu.
“No século passado quem não tivesse fé, procurava combater a fé ou, ao menos, justificar a sua posição incrédula. No século XX o ateísmo tornou-se, não raro, indiferentismo frente a Deus; em muitos casos, já não é ateísmo teórico ou acadêmico, mas é ateísmo prático; os ateus simplesmente ignoram Deus na sua vida cotidiana. As razões desta atitude são várias:
1) a exaltação do homem com sua razão e sua ciência. O mito da ciência, “chave para resolver todos os problemas”, empolgou indevidamente muitas gerações.
2) a psicologia materialista, que reduz a religião a uma atitude meramente subjetiva e ocasional do ser humano, sem que lhe responda a realidade objetiva de Deus. A religião seria uma muleta oportuna para quem dela precise, mas desnecessária a quem saiba ser auto-suficiente;
3) o hedonismo ou a tendência ao prazer, que tem aberto os caminhos da permissividade e vem embotando as consciências frente aos valores transcendentais.
4) a deturpação da doutrina e da vida cristã por parte dos próprios cristãos”.
Por existir no contexto das posições atéias, quem julgue que a religião está ligada ao obscurantismo, à ignorância ou ao sentimento de pequenez do homem e que não seria digno de uma pessoa inteligente, esclarecida e aberta à ciência moderna, crer em um Deus Criador de tudo, Dom Estêvão publicou vários depoimentos de grandes cientistas e pensadores a respeito de assunto de extrema relevância.
“Os testemunhos desses intelectuais contribuem, de modo concreto e irrefutável, para dissipar a falsa premissa de que ciência e fé são incompatíveis entre si. A falta de fé no ateu não se deve a argumentos de ordem científica ou filosófica (não se pode provar que Deus não existe), mas a uma opção pessoal; o ateu é ateu não por ter a evidência de que Deus não existe, mas simplesmente porque quer ou prefere ser ateu (às vezes razões de ordem moral impedem a pessoa de crer ou recomendam a opção por uma filosofia de vida atéia)”. D. Estêvão.
Então, quis partilhar com vocês os maravilhosos e fantásticos depoimentos de homens famosos em todos os tempos. Tirem, pois suas próprias conclusões do que dizem homens da ciência, filósofos, poetas, homens diante da morte. Simplesmente maravilhoso! Encantem-se!
Tais depoimentos vão chegando aos poucos e sendo arquivados em uma pasta especial chamada: Deus Existe?
Fonte: Pergunte e Responderemos nº 316 Ano XXIX

Nenhum comentário: