"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mandamentos...

Decálogo

Deus deu o decálogo aos Judeus sobre o monte Sinai.
Decálogo significa 10 palavras.
O Antigo Testamento diz que os Mandamentos são 10.
(Êx 20,17; Deut 5,6-21).
No sermão da Montanha (Mt 5,6-7), Jesus Cristo aperfeiçoou vários mandamentos do decálogo:
“Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mt5,17).
A Igreja católica, assistida pelo Espírito Santo, modificou no sentido cristão a forma do Decálogo.

Os Mandamentos de Deus são 10:
1º: Amar a Deus sobre todas as coisas;
2º: Não tomar seu santo nome em vão;
3º : Guardar domingos e festas;
4º : Honrar pai e mãe;
5º: Não matar;
6º: Não pecar contra a castidade;
7º : Não furtar;
8º: Não levantar falso testemunho;
9º : Não desejar a mulher do próximo;
10º: Não cobiçar as coisas alheias.
Com teus preceitos sou capaz de discernir e detestar todo o caminho mau” (Sl 118,104)

Os Mandamentos da Igreja são 5:
1º:
Participar da missa aos domingos e festas;
2º: Confessar-se ao menos uma vez cada ano;
3º: Comungar aos menos uma vez na Páscoa;
4º: Fazer as penitências que a Igreja impõe;
5º: Ajudar a Igreja em suas necessidades.
Estes mandamentos são como um comlemento do 3º mandamento da lei de Deus. Jesus conferiu à sua Igreja os mesmos poderes que ele tinha de seu Pai: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,2)... tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu...” (Mt 18,18) “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou” (Lc 10,16).

Os Mandamentos da Caridade:
1º: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o entendimento e de todas as tuas forças.”
2º:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12,30-31); (Mt 22,37-40).
Os dois mandamentos são inseparáveis e ao praticar o segundo, sabemos que realmente amamos a Deus. Este fato não retira, todavia, do primeiro mandamento a sua primazia. Disse Jesus: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,34-35).

Nenhum comentário: