"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quando comungar...

CIC – Catecismo da Igreja Católica
Compendiado para adultos
Pe. Luiz G. da Silveira D'Elboux, S.J.

3º Mandamento da Igreja

A que nos obriga o 3º Mandamento da Igreja?
O 3º Mandamento da Igreja obriga todos os fieis que atingiram a idade da discrição (isto é: cerca dos sete anos, conforme a estimativa comum) a comungar todos os anos, pelo menos durante o tempo pascal (Tridentino, sés. 13, cân. 9). O Diretório Catequético Geral, editado recentemente pela S. Congregação para o Clero (11-4-1971) fixa na mesma idade o início da dupla obrigatoriedade da Confissão e Comunhão Pascais (n. 1), citando o Decreto de Pio X, Quam Singulari (AAS, 1910, p. 582). O novo Código de Direito Canônico diz: “depois do uso da razão, as crianças sejam quanto antes (quam primum) devidamente preparadas pelos pais e párocos para se fortificarem com o alimento divino (precedendo-se a confissão sacramental)” Cân 914.
Esse tempo pascal se entendeu sempre no estrito significado litúrgico?
Antigamente assim se entendeu na Europa. Depois, porém, para o Brasil e a América, alongou-se o tempo da desobriga pascal. Agora, pela faculdade apostólica concedida pelo Santo Padre Paulo VI, a 6 de dezembro de 1969, podemos cumprir o preceito da Comunhão pascal desde o dia 2 de fevereiro (festa da Apresentação do Senhor) até 16 de julho inclusive (comemoração de Nossa Senhora do Carmo).
Quando mais manda a Igreja comungarmos?
Se não se comungou nesse tempo determinado, ou se a Comunhão foi sacrílega, continua a obrigação de se confessar e comungar durante o ano, especialmente em perigo de morte. Aliás também aqui a expressão “AO MENOS” indica a vontade da Igreja de que nos acostumemos à comunhão freqüente, e até cotidiana, como os últimos Papas nos têm recomendado, pelas grandes graças que com isto recebemos (Encíclica Mysterium Fidei, n. 66).
Pecam as crianças que se atrasam em fazer a 1ª Comunhão?
De acordo com a consciência de sua responsabilidade, podem pecar as crianças, e muito mais os seus pais e mestres, não se preparando para a 1ª Comunhão no tempo devido, e não se habituando ao preceito pascal; pois com esse descuido se priva a infância das energias sobrenaturais da Eucaristia, tão necessárias aos primeiros anos da adolescência. No “Apêndice” do Diretório Catequético Geral se diz que a Santa Sé manda conservar o antigo costume de se fazer a Confissão antes da 1ª Comunhão (n. 5). Disciplina reafirmada pela resposta das S. Congregações para os Sacramentos e o Culto Divino e para o Clero, dia 20-5-1977, e pelo novo Código de Direito Canônico, Cân. 914.
As crianças podem compreender e viver a Eucaristia?
Para a Comunhão das crianças – ensina a Igreja desde São Pio X – basta que elas distingam o pão eucarístico do pão comum, conheçam, na medida de sua capacidade, os principais mistérios da Fé, e desejem receber a Cristo com amor e devoção. Vivendo em bons costumes, rezando e freqüentando a Missa, não precisam compreender mais teoricamente o sentido cristão e social da Igreja, como às vezes se quer exigir hoje. Nem os Apóstolos compreenderam tanto na Ceia.

Nenhum comentário: