"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Santa Eucaristia e um Santo Sacerdócio...

Pe. John Hardon, S.J.

Pode parecer somente piedoso associar a Santa Eucaristia ao sacerdócio. Mas isso não é só piedade... É necessidade! Sem os sacerdotes, não haveria a Eucaristia, e, sem a Eucaristia, o sacerdócio não seria santo. Entretanto, no momento, queremos enfatizar a importância da Eucaristia: ela vai produzir a santidade do sacerdócio e vai garantir que ele sobreviva até o final dos tempos. A Santa Eucaristia é indispensável para viver conforme as exigências sobrenaturais que o Senhor apresenta àqueles que recebem o sacerdócio em Seu nome.
Desejo abordar os seguintes pontos desta questão fundamental:
1 – O sacrifício de amor desinteressado, exigido a um sacerdote, é impossível sem o fortalecimento sobrehumano vindo de Deus.
2 – A principal fonte desse fortalecimento sobrehumano é a Santa Eucaristia.
3 – Os sacerdotes católicos são um testemunho vivo do poder de CRISTO para operar milagres no mundo de hoje.
4 - Nada é mais importante
para o sacerdócio que uma fé renovada na Santa Eucaristia.
Não é preciso muita inteligência para perceber que um sacerdócio fiel e espiritualmente frutífero requer um fortalecimento sobrenatural.
A religião católica é singular entre as religiões do mundo, fazendo exigência morais que estão além da capacidade da natureza humana.
As duas exigências mais difíceis são: a prática da castidade e da caridade cristãs. Combine essas duas virtudes com: o celibato e o auto-sacrifício, e começamos a entender porque o sacerdócio requer, ou melhor, realmente exige, força sobrehumana vinda de DEUS, para que permaneça fiel por toda a vida. Sabemos o quanto é difícil o caminho até a ordenação sacerdotal, mais difícil ainda será viver como um santo sacerdote por toda vida.
O cristianismo pode se resumir nisto: viver uma vida sobrenatural através da graça, dando testemunho do nome de CRISTO, pelo Espírito que Ele concede àqueles que creem que Ele é o DEUS ETERNO que se tornou homem.
JESUS CRISTO instituiu a Santa Eucaristia para comunicar-nos a Força que precisamos para permanecermos na sua graça.
Para os sacerdotes, a Eucaristia é a luz e o fortalecimento que eles devem receber, constantemente para que vivenciem as sublimes diretrizes do ESPÍRITO SANTO que os assiste.
O mundo onde vivem está marcado pelo consumismo e os prazeres se tornaram as normas da sociedade.
Para não serem enganados por este mundo, cujo príncipe é o demônio, os sacerdotes católicos precisam da luz que somente CRISTO pode dar. Ele mesmo os espera na Santa Eucaristia para dar-lhes as graças necessárias. Só Ele pode dar-lhes a coragem que precisam para vencerem o mundo dominado por Satanás. Ele afirma que não é preciso ter medo: “Tende confiança, EU venci o mundo.” (Jo 16,33)
O que Ele está dizendo aos padres? Ele está lhes assegurando que ainda está na terra, no Santíssimo Sacramento; que Ele ainda se oferece diariamente em nossos altares, no Sacrifício da Missa; que Ele ainda se entrega a eles na Santa Comunhão. Para que?
Para permitir-lhes fazer o que está além de usa inteligência natural; além de sua força de vontade natural. Os sacerdotes não têm saída, senão por este caminho... A pressão psicológica do mundo, a carne e o demônio são demasiadamente fortes.
Os sacerdotes não podem vencê-los sozinhos.
A Santa Eucaristia deve tornar-se o centro, o sentido das vidas sacerdotais.
Isso não é uma opção. É uma lei de sobrevivência espiritual, em todas as épocas e, com muito maior ênfase, para os sacerdotes católicos de nossos dias. Não há dúvida que a fé na Eucaristia e a devoção a esse sacramento são crucialmente importantes no apostolado sacerdotal.
“Como é o sacerdote, assim é o povo” é uma verdade comprovada pela história da Igreja. Mas também é um fato real nas biografias dos santos da Igreja: Como o sacerdote ama e celebra a Missa, assim ele ama e exerce o sacerdócio.
Os sacerdotes serão desinteressados e castos, prontos ao sacrifício e humildes, quando suas vidas estiverem concentradas na Eucaristia. O oferecimento fervoroso e diário da Santa Missa, a Hora Santa diária e Bênção do Santíssimo, bem como as visitas frequentes ao Sacrário; essa não são simples devoções do sacerdote. Elas são expressões de um amor profundo por JESUS CRISTO, agora vivendo e Se oferecendo por nossa santificação, enquanto caminhamos para a eternidade...
(conferir texto na íntegra no Livro: Cálice do Fortalecimento – Oração pelos Sacerdotes.)
Imagem: www.tendafranciscana.org.br/smn_ordena_01.htm

Nenhum comentário: