"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Somos Chamados a dar uma resposta...


Uma reflexão que tem por objetivo chamar nossa atenção para os tempos difíceis pelos quais passamos. Não podemos perder o rumo; nosso olhar tem que estar fixo no Pastor.
Somos chamados a dar uma resposta... O título por si só é muito importante e sugestivo. O que ele quer dizer? Quem está chamado a dar uma resposta? Nós, os batizados; nós que dizemos ser católicos.
Durante nossa caminhada aprendemos a conhecer Jesus Cristo e sua Igreja. Aprendemos que o ser humano está sempre buscando o melhor para si. Ele precisa salvar-se.
A Salvação nos dá esperança, Jesus nos dá o sentido de viver, com sua vinda, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição. Ficamos aliviados ao saber que nossa vida é eterna, que a morte é passageira; é somente o “ingresso” para uma vida com Deus e com todos aqueles que Nele creram e confiaram que se esforçaram para fazer sua vontade!
Somos chamados a dar uma resposta... Por que? Porque o cristão é aquele que transmite certezas e não incertezas!
A resposta está em Deus e na sua Igreja. A resposta é a opção que tomaremos em nossa vida: com Cristo ou sem Cristo! Sim, Senhor ou não, Senhor! Se optarmos por Cristo, se nossa resposta for sim; certamente seremos cobrados pelos outros, seremos interpelados pelos outros, seremos observados!
Que diremos, que temos a responder, a mostrar; que testemunho daremos a este mundo; mundo este que tenta nos confundir com belos discursos, livros, filmes, novelas? Enfim... é o mundo em que vivemos e precisamos nos posicionar para o nosso bem e de todos quantos dependem de nosso testemunho de vida e fé.
Muitas vezes nos vemos sendo questionados, desafiados a dar uma resposta, a tomar uma posição e justificá-la. Isto é certo. Então, um mínimo de conhecimento devemos ter e do resto se encarregará o Espírito Santo de Deus.
Devemos ser católicos que assumem a Igreja e nela confiam, porque se assim não for, breve estaremos: ou sem caminho algum ou envolvido com outras “religiões” e poderemos nos tornar pessoas em eterna busca, sem paz... e provavelmente adoeceremos pela falta do alimento indispensável para a nossa sã sobrevivência.
No entanto, é importante que não desprezemos ninguém, não julguemos ninguém; pois não cabe a nós julgar, mas antes, sejamos um católico autêntico, uma fiel testemunha de Cristo e sua Igreja e então seremos capazes de, pelo menos, fazer o mundo pensar...
O desprezo e a soberba são sentimentos que não contém caridade e devemos ser caridosos, pacientes e tolerantes para com aqueles que estão fracos na fé, que não veem Cristo como Ele é!
Não é um bom meio, discutir religião com alguém, com a intenção de derrotar esta pessoa, pois o fruto é o desgosto. Mas, podemos com nossa vida, dar testemunho do que falamos. Temos instrumentos para nos auxiliar nesta caminhada, dentre eles o Magistério da Igreja, a Bíblia, os sinais que Cristo deixou no mundo para se fazer presente no meio de nós: os Sacramentos, nossas obras em favor dos necessitados espirituais e materiais...
Há muita necessidade e cada vez maior de nos aprofundarmos na fé, através de Círculos Bíblicos, Estudos orientados (Teologia, Catecumenato, Catequese, Perseverança, Revistas e Livros de autores católicos fieis, exegetas... a própria Internet está cheia de sãs orientações – neste caso toda a atenção se faz necessária para que não sejamos confundidos). Hoje, meios não faltam para que aprendamos cada dia mais ou corremos o risco de dar ouvidos a qualquer ensinamento e achar que está bom. O verdadeiro conhecimento nos ajudará a discernir o certo do errado.
Ser cristão católico no mundo nunca foi fácil e é só olharmos para a vida dos Santos: São Francisco, Santo Antonio, São João da Cruz, Santa Teresa d’Ávila, Santa Rita... veremos o quanto lutaram, sofreram, choraram para que Cristo fosse conhecido e amado... Enfim... eles falam por si mesmos.
Os tempos passam, mas sempre existe um meio de confundir e combater o cristianismo, o catolicismo. Hoje, o poder está nas mãos das campanhas subliminares que acontecem em todos os meios de comunicação, sejam eles quais forem. Temos que estar atentos: outros tempos, outros recursos, outros meios de desgastar a imagem da Igreja, sua importância para o mundo.
Por isso, quem se diz católico precisa glorificar a Deus com sua vida, não somente com belas palavras. O testemunho é fundamental para a iluminação da Santa Igreja. Maus testemunhos são como lâmpadas que vão se queimando... Como candeeiros que vão minando seu óleo e apagando a chama por falta de cuidado... deixando falhas de iluminação onde tudo deveria estar aceso, atento.
Que Deus nos guarde em seu Caminho; Caminho de amor, paz, perdão, paciência, resignação, cruz e... céu!
Somos discípulos e missionários de Cristo e esta missão tem dois lados:
- O Apostolado da Cruz: vamos falar de Jesus, viver como Jesus viveu, fazer o que nos pediu e mandou fazer... Vamos, pois arcar com as consequências da missão.
- As cruzes do apostolado: ser cristão, bem sabemos, acarreta renúncias, sofrimentos, tribulações, discriminações, humilhações...
Mas o Senhor diz que quem perseverar até o fim será salvo, receberá a recompensa!

Nenhum comentário: