"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os Dons do Espírito Santo


Estamos num contínuo crescimento. Mas o crescimento mais importante é o crescimento espiritual, pois só assim poderemos ser o sal da terra e a luz para os irmãos, bons conselheiros, amigos de Deus!

É claro que não conseguiremos isso por nós mesmos. Deus nos ajudará, nos dará os meios, nos dará tudo que é necessário para que saibamos o que estamos dizendo e falando. O Sacramento da Crisma é o Sacramento necessário para nos fortalecer os dons do Espírito Santo. São 7 dons do Espírito Santo que nos inspirarão, nos ajudarão na evangelização do mundo... A congregar as almas na Igreja, a levar o mundo a Deus...

SABEDORIA: Pelo Dom da Sabedoria buscamos, não as vantagens deste mundo, mas o Bem supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: “Feliz o homem que encontra a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas” (Pv 3,13-15). A Sabedoria que vem do Espírito Santo “é um reflexo da luz eterna” (Sb 7,26).
Oremos: Ó Deus Todo-Poderoso, concedei-me o Dom da Sabedoria, a fim de que cada vez mais gostemos das coisas divinas e, abrasados no fogo, prefiramos com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano e nos unamos para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor. por Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo.

INTELIGÊNCIA (ENTENDIME NTO): É o Dom divino que nos ilumina para aceitarmos as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o Mistério, entendemos que “ali” está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: “Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que eu sou o Senhor” (Jr 24,7).
Oremos: Ó Deus, concedei-nos o Dom do Entendimento, para que iluminados pela luz celeste de vossa graça, bem entendamos as sublimes verdades da salvação e a doutrina da santa religião. Por Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo.

CONSELHO: É a luz que o Espírito Santo nos dá para sabermos distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso. Só assim orientamos bem a nossa vida e a de quem nos pede um conselho.
Oremos: Ó Deus, concedei-nos o Dom do Conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolhamos o que mais vos agrada, e sigamos em tudo vossa divina graça. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

FORTALEZA: É o dom da coragem para vivermos fielmente a fé no dia-a-dia, e até diante do martírio, se for preciso. É esse o dom que faltou para o Apóstolo São Pedro quando negou o Mestre, e que lhe foi dado depois pelo Espírito Santo, no dia de Pentecostes. São Paulo confiava no Dom da Fortaleza. Ele disse: “Se Deus está conosco, quem será contra nós?” (Rm 8,31).
Oremos: Ó Deus, concedei-me o Dom da Fortaleza, para que desprezemos todo o respeito humano, fujamos do pecado, pratiquemos as virtudes da fortaleza com santo fervor e afrontemos com paciência e mesmo com alegria de espírito os desprezos, prejuízos e perseguições. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

CIÊNCIA: Não é a ciência dos laboratórios, mas a ciência de Deus, que é negada aos sabichões e concedida aos simples (Mt 11,25). Por esse Dom o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois “os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo” (1Cor 2,10-15).
Oremos: Ó Deus, concedei-me o Dom da Ciência, para que conheçamos cada vez mais a nossa própria miséria e fraqueza, a beleza das virtudes e o valor inestimável da alma e para que sempre vejamos claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PIEDADE: É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Por ser o amor do Pai e do Filho, o Espírito Santo nos dá o sabor das coisas de Deus. “O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. (Rm 14,17).
Oremos: Ó Deus, concedei-nos o Dom da Piedade, para que aprendamos a amar-vos como nosso Pai e a todos os homens como irmãos. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

TEMOR DE DEUS: Não quer dizer “medo de Deus”, mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus.
Oremos: Ó Deus, concedei-me o Dom do santo Temor de Deus, para que sempre nos lembremos com suma reverência e profundo respeito da vossa divina presença, e evitemos praticar tudo quanto possa vos desagradar. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto: Senhor, Vem Dar-Nos (Irmã Míria Kolling)

1. Senhor vem dar-nos Sabedoria, que faz ver tudo como Deus quis, e assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz.
Ref.: Dá-nos, Senhor, esses dons essa luz, e nós veremos que pão é Jesus.
2. Dá-nos, Senhor, o Entendimento, que tudo ajuda a compreender: para nós vermos como é alimento o pão e o vinho que Deus quer ser.
3. Senhor vem dar-nos divina Ciência, que como o eterno, faz ver sem véus! Tu vês por fora, Deus vê a essência, pensas que é pão, mas é nosso Deus.
4. Dá-nos, Senhor, o teu Conselho, que nos faz sábios para guiar. Homem, mulher, jovem e velho nós guiaremos ao Santo Altar.
5. Senhor vem dar-nos, a Fortaleza, a santa força do coração. Só quem vencer vai sentar-se à mesa: para quem luta Deus quer ser pão.
6. Dá-nos, Senhor, filial Piedade, a doce forma de amar, enfim, para que amemos quem na verdade, aqui amou-nos até o fim.
7. Dá-nos, Senhor, Temor sublime, de não amá-los como convém: - O Cristo – Hóstia que nos redime, - o Pai Celeste que nos quer bem.

Nenhum comentário: