"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Porventura, Senhor, tu que és eterno, já não conheces o que te digo?...

XI Livro
Meditação sobre o Primeiro Versículo do Gênesis:
“No princípio, Deus criou...”
Confissões – Santo Agostinho

“Porventura, Senhor, tu que és eterno, já não conheces o que te digo? Não vês no tempo o que se passa no tempo? Por que motivo te narro então tantos acontecimentos? Não é, certamente, para que os conheças por mim, mas para despertar meu amor por ti e o amor daqueles que lerem estas páginas, a fim de que todos exclamemos: ‘Grande é o Senhor e digno de todos os louvores’. ¹ Eu o disse e repito: é por amor ao vosso amor que escrevo estas páginas. Pois também nós oramos, e contudo a verdade diz: ‘Vosso Pai sabe do que tendes necessidade, ainda antes de lhe pedirdes’. ²
Portanto quando confessamos nossas misérias e reconhecemos tua misericórdia para conosco, manifestamos o nosso amor por ti, a fim de que leves a termo a nossa libertação que iniciaste, e deixando de ser infelizes em nós, sejamos felizes em ti, que nos chamaste a ter espírito de pobres, a ser mansos, plangentes, devorados pela fome e sede de justiça, misericordiosos, puros de coração e pacificadores. ³ Eu te contei muitos fatos, conforme pude e desejei. Foste tu o primeiro a exigir de mim que me confessasse a ti, meu Senhor e meu Deus, porque és bom e a tua misericórdia perdura eternamente”.
4

____________________________

¹ Sl 47,1.
² Mt 6,8.
³ Cf. Mt 5,3-9.
4 Cf. Sl 117,1

Nenhum comentário: