"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 26 de setembro de 2010

FÉ: NOSSA RESPOSTA A DEUS



Frei Battistini

Muitos dizem que não têm fé; que perderam a fé. Outros têm uma fé muito infantil, uma fé misturada com crendices, sentimentalismos.


Somos pessoas e acreditamos nas pessoas, nas suas qualidades, na capacidade de desenvolvimento. Como pessoas estamos diante de um mundo e participamos da história.


Mas tanto o homem como este mundo, não estão aí, por acaso. Tudo é fruto de um plano de Deus. Somos conhecidos, amados e pensados por Deus.


Se, estamos existindo é porque temos uma missão e uma finalidade: transformar o mundo, torná-lo cristão, para que reconheça e ame o seu Senhor e viva na justiça, na fraternidade com os irmãos.

Por isso, ter fé é acreditar num Deus vivo, presente; num Deus que está conosco, que nos acompanha no decorrer da história, que caminha conosco. É acreditar num Deus que se faz um de nós, que se torna conhecido através da pessoa de Jesus Cristo. “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,8). E nos mostra o plano do Pai a nosso respeito: “Eu vim pra que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10). Ele nos mostra o caminho da salvação: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

A estas iniciativas de Deus, de nos chamar à existência, de nos mostrar o seu grande amor enviando o seu próprio filho para nos salvar, de ser tudo para nós, precisamos dar uma resposta de fé; e essa resposta é pessoal. Também não existe fé que não seja demonstrada através da própria vida.

A fé é um dom de Deus, mas deve ser cultivada, através da catequese, leitura bíblica, celebrações, cursos de aprofundamento da fé, para conhecermos mais e melhor, Àquele que amamos e que nos ama.

Precisamos pedir a Deus o dom da fé, já que a fé é uma graça divina. Precisamos orar muito, falar muito com Deus; dar um pouco mais de nosso tempo para ouvi-lO.

Devemos ter fé em todos os momentos: de luta, de obscuridade – quando tudo parece confuso a nossa volta -, nos momentos de provação, de alegria, de crescimento, de bem-estar.

Não existe fé desligada da vida, ela é um compromisso de justiça, de fraternidade, de verdade, de amor a Deus.

Fé significa aceitar o plano de Deus. Devemos evitar o pecado, pois ele nos afasta de Deus. O ser humano não pode fechar-se para Deus e viver só para si.

Ele constrói um céu com Deus, mas um inferno sem Ele.

Eis que venho em breve e trago comigo o salário para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim” (Ap 22,12-13).

Nenhum comentário: