"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Música Litúrgica


O Discernimento




O discernimento é algo exigido pela condição humana. É o dom necessário a toda e qualquer pessoa, mas é ainda mais para aquelas que de forma diferenciada são chamadas a colaborar em todo o processo de evangelização através da música. A música dentro da liturgia tem o papel de levar o povo a orar e ressaltar as partes de cada celebração.

De um modo geral, pois aos poucos vamos aprofundando, precisamos aprender que assim como nossa vida é marcada por aniversários, é natural que celebremos de maneira coerente os ministérios do Senhor. Para cada Tempo Litúrgico existe o canto que o acompanha. Por isso há a preocupação de falar sobre o assunto para que evitemos transtornos por falta de informação.

A Igreja dividiu os mistérios do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus ao longo do “ano litúrgico”. Este “ano” começa no Advento.

ADVENTO: é um tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. Tempo próprio para canções de esperança.

NATAL E EPIFANIA: Deus se faz homem em Jesus Cristo. Precisa ser celebrado com canções de festa, com muita alegria, fazendo de toda liturgia uma “noite feliz”.

QUARESMA: Tempo de conversão. Os cantos devem ser um prenúncio da morte de Cristo. Por isso neste tempo não se canta o “Aleluia e o Glória”, pois são manifestações típicas de alegria. Neste tempo no Brasil é costume promover a conversão à fraternidade. É a Campanha da Fraternidade.

PÁSCOA: Anuncia que Cristo vive. Venceu a morte. Nele temos vida nova. O “Aleluia e o Glória" voltam às nossas celebrações com todo o entusiasmo e alegria.

PENTECOSTES: O Cristo vivo e ressuscitado volta para o Pai e cumpre a promessa de enviar o Espírito Santo (cf. At 1,8). É este Espírito que agora guia a Igreja e torna possível levar a palavra até os confins da terra. Nossas canções devem referir-se a este Espírito que reza em nós (cf. Rm 8,26-27), nos santifica e nos envia para a missão.

Além destes tempos fortes de vivência da fé na liturgia restam no ano litúrgico mais 33 ou 34 semanas. Nelas comemoramos a plenitude do mistério de Cristo sem nos determos em algum aspecto singular de sua existência. É o TEMPO COMUM. Neste tempo é importante escolher os cantos com base no evangelho. A cor da celebração será dada pela liturgia da Palavra: Vocação, Maria, missão, penitência, amor, ação de graças etc.

Uma mensagem: Todas as canções devem estar inspiradas nesta força propulsora: JESUS CRISTO! Tudo o que fazemos na Igreja e pela Igreja é por Ele, com Ele e Nele, portanto convido você a fazer esta caminhada. Não sabemos tudo, mas devemos ter o interesse de aprender mais para fazer o melhor possível com muito amor e carinho, pois que Nosso Senhor, tão querido e doce, merece realmente o melhor.


Se colocarmos Jesus como centro de nossas ações e tivermos a humildade de querer aprender, então o Discernimento, como um Dom do Espírito Santo, crescerá em nós, fazendo com que demos frutos bons para o Senhor.


Vamos indo, caminhando, aprendendo... Todos nós... Sejamos perseverantes.


A Paz de Cristo e o Amor de Nossa Mãe Maria!

Um comentário:

Alfa & Ômega disse...

Que blog espetacular. Estou seguindo a partir desse minuto e amando. O significado do nome é extremamente lindo e profundo. Aliás, tudo nele é profundo de calar a alma. O meu é bastante simpesinho, mas quer ser um alento, sim. Passe por lá: www.sentidomaior.blogspot.com Um abração e todas as Luzes do Espírito Santo a te inspirar.