"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Na Igreja, Jesus se dá a nós pela Eucaristia - Devemos tomar parte no Banquete

7 – Quem comungar responde ao desejo do Senhor Jesus, que na última Ceia assim falou: Isto é meu corpo... Isto é meu sangue... Tomai e comei... Tomai e bebei... (Mt 26,26)

8 – Jesus, pela comunhão, une-nos a Ele, transforma-nos n’Ele, dá-nos o penhor da vida eterna. Quem come a minha carne... eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6,55)
Unidos a Jesus, podemos melhor oferecer-nos, com Ele, à glória do Pai.
Unidos a Jesus, ficamos unidos a Deus e a todos nossos irmãos.
9 – Para poder comungar, é preciso:
a) ser batizado e ter a amizade de Jesus, isto é, estado de graça; um só pecado mortal basta para perder esta amizade;
b) saber que a Hóstia consagrada é o próprio Jesus;
c) ter a intenção de agradar a Jesus;
d) estar em jejum eucarístico.
10 – O momento normal da comunhão é durante a Santa Missa, após a comunhão do sacerdote. Não se deve comungar, habitualmente, sem razões serias, antes ou depois da Missa.
Ir à Missa sem comungar é ir a um banquete sem querer tomar parte nele. Comungar fora da Missa é, sendo convidado à festa, procurar um prato na copa e não comparecer à mesa.
11 – Devemos comungar pelo menos uma vez ao ano, no tempo da desobriga pascal, e na hora da morte. Se não comungarmos nestas ocasiões por nossa culpa, cometemos pecado mortal.
12 - Jesus convida-nos à comunhão muito mais do que uma vez por ano; aos domingos e dias santos de guarda; todos os dias, se pudermos, e, sobretudo, quando nos sentirmos sem coragem e com dificuldade para qualquer virtude. Assim participamos da força e do amor de Jesus Nosso Senhor, e tornamo-nos mais parecidos com Ele.


Nenhum comentário: