"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Infalibilidade da Igreja


Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.

Em síntese:

A infalibilidade da Igreja está na lógica do plano de Deus. Com efeito; deixar a obra redentora de Cristo (pregação, Paixão, Morte e Ressurreição) entregue ao subjetivismo das interpretações humanas seria insensato. Daí a necessidade de uma instância assistida pelo próprio Deus, que garanta a fiel transmissão da mensagem revelada. Tal instância é, na verdade, a Igreja. Esta, como tal, é infalível em matéria de fé e de Moral; participam da sua infalibilidade os Bispos quando unânimes ensinam um artigo de fé ou de Moral, seja esparsos pelo mundo inteiro, seja reunidos em Concílio geral; participa da mesma também o Papa quando tenciona definir algum artigo de fé ou de Moral.

Mesmo quando não define solenemente, o magistério da Igreja merece ser acatado, pois fala em nome de Cristo e assistido por Este.

***

O magistério infalível da Igreja está na lógica do plano de Deus. A Sabedoria Divina não podia deixar entregue a obra redentora de Cristo (pregação, Paixão, Morte e Ressurreição) ao subjetivismo das interpretações humanas; devia estabelecer uma instância que, assistida pelo Espírito Santo, guardasse e transmitisse incólume o depósito da fé e suas exigências éticas. Tal instância é a Igreja fundada por Jesus e entregue ao pastoreio de Pedro e seus sucessores. A infalibilidade da Igreja se exprime; a) pelo magistério unânime dos Bispos quando ensinam um artigo de fé ou de Moral, seja dispersos pelo mundo inteiro, seja congregados em Concílio geral; b) pela palavra do Papa quando tem em vista definir alguma verdade de fé ou de Moral.

A seguir, trataremos sumariamente do fundamento bíblico e do histórico da temática para, finalmente, nos determos sobre a doutrina do Concílio do Vaticano II.

1. Fundamentação Bíblica
2. Momentos históricos
3. Concílio Vaticano II
    3.1. Infalibilidade da Igreja
    3.2. Infalibilidade do Colégio Episcopal
    3.3. Infalibilidade papal
    3.4. O objeto da infalibilidade

Nenhum comentário: