"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 13 de março de 2011

As promessas, as ameaças e as profecias de Jesus




Jesus fez promessas? Sim, muitas e grandes. As promessas de Jesus são a nossa esperança e a nossa consolação.

Também o mundo promete grandes coisas e até a felicidade. Mas não se pode fiar nele. Só a palavra de Deus não falha e dura eternamente. O Divino Mestre não prometeu bens terrenos. Os reis e os comandantes dos exércitos muitas vezes atraem o povo, oferecendo-lhe terras das conquistas e riquezas, Jesus, ao contrário, dizia:

- “Quem quiser vir a mim, renegue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).
- “O mundo gozará, mas vós estareis em tristeza” (Jo 16,20).
- “O mundo vos odiará, como, antes de vós, me odiou”. “Se perseguiram a mim, perseguirão também a vós” (Jo 15,18,20).

Mas, ao mesmo tempo acrescentava: - “Vinde a mim vós todos, que estais fatigados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis repouso na vossa alma, porque o meu jugo é suave e o meu peso é leve” (Jo 16,20,22).

“Tende confiança, eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Mas, quem pode imaginar a grandeza das promessas do Senhor nosso, Jesus?

“Quem deixa as riquezas, os parentes pelo meu nome “receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna” (Mt 19,29).

Ele mesmo, o nosso Salvador, preparou o lugar para os seus discípulos, no Céu.

“Vou preparar o lugar para vós. Depois virei de novo e vos levarei comigo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14,2,3).

Não deixaria órfãos os seus filhos, mas, os assistia continuamente, ficando com eles até o fim do mundo.

“Não vos deixarei órfãos, mas retornarei a vós” (Jo 14,18).
“Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome ele vo-lo dará” (Jo 14,13).
“Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).
“Eu pedirei ao Pai e ele vos dará outro Consolador: o Espírito da verdade que o mundo não pode receber”. “O Consolador, isto é, o Espírito santo, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo aquilo que eu vos disse” (Jo 14,16,26).
“Quem me reconhece diante dos homens, também eu o reconhecerei diante do meu Pai que está nos Céus” (Mt 10,32).
“Quem me ama, observa as minhas palavras e o meu Pai o amará e viremos a ele e estaremos com ele” (Jo 14,23).

Não sei, meus caros, que impressão que vocês tiveram destas palavras. Não podemos lê-las sem quase chorar de dulcíssima consolação. Assim também, não podemos ficar indiferentes ás ameaças registradas no Santo Evangelho, em contraposição às promessas.

Disse Jesus: “A quem muito foi dado, muito será pedido” (Lc 12,48); "e que um juízo mais rigoroso será feito para aqueles que receberam mais ocasiões de arrependimento”. “Se em Tiro e Sidônia fosse realizados os milagres feitos diante de vós, já há muito tempo teriam feito penitência com cilício e cinza. Por isso vos digo: Para Tiro e Sidônia se usará de maior clemência que para vós, no dia do juízo” (Mt 11,21,22).

E faz tremer aquela que o divino Mestre sentencia contra os que dão escândalo aos pequeninos.

“A quem escandalizar um desses pequeninos, que creem em mim, seria melhor que se lhe amarrasse ao pescoço uma mó de moinho e o atirasse no fundo do mar” (Mt 18,6).

Assim pois são tremendas as ameaças pronunciadas contra os fariseus, que encontramos no Evangelho de S. Lucas, no capítulo 11, a começar do versículo quarenta e dois.

Enfim, Jesus pronunciou muitas profecias como aquela da traição de Judas, da negação de Pedro, da sua Paixão, da sua Morte e Ressurreição; da destruição de Jerusalém e do triunfo da sua Igreja sobre a terra até o fim dos séculos.

Será para vocês um belo estudo ler, no Evangelho, as profecias do Senhor e depois confrontá-las com os fatos acontecidos.

E, principalmente, rezem dizendo: “Ó meu Jesus, meu doce Salvador, fazei que eu seja digno das tuas divinas promessas”.

Pequena Bíblia - P. César Gallina

Nenhum comentário: