"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 15 de março de 2011

Conselhos evangélicos


Que são conselhos evangélicos? Conselhos evangélicos são aviso e recomendações para deixar de fazer certas coisas e fazer outras, a fim de tornar-nos melhores e até perfeitos, na escola de Jesus.

Não se deve pois confundir conselhos com mandamentos. Os mandamentos impõem uma obrigação; os conselhos, não.

Para explicar-lhes bem isto, recordarei o fato daquele jovem rico, o qual, ajoelhando-se diante do divino Mestre, perguntava o que devia fazer para salvar-se.
- “Observa os mandamentos”, disse-lhe Jesus.
Mas como aquele jovem tinha observado sempre os mandamentos e queria fazer alguma coisa a mais, o divino Mestre, fixando-o com um olhar cheio de amor, disse-lhe:
- “Só isto ainda te falta: Se quiseres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dai o produto aos pobres e tereis um tesouro no Céu. Depois vem e segue-me”.

Vejam que magnífico conselho e que convite! Entretanto, Jesus não insistiu; disse somente: “Se quiseres”.

O Santo Evangelho está cheio de utilíssimos e sapientíssimos conselhos. Ainda que não tenhamos uma obrigação verdadeira e própria, devemos esforçar-nos por segui-los segundo a nossa condição. Foram escritos para o nosso bem. Quem os segue, nada perde; tem tudo a ganhar, tanto nesta como na outra vida.

Aquele jovem não aceitou o convite do divino Mestre. Fez mal? Sim, porque quem sabe quantos bens terá perdido! – Um grande prêmio no Céu e o Apostolado na terra! Até Jesus ficou triste com ele.

Da nossa parte, se nos for possível, não rejeitemos os santos conselhos que nos foram dados pelo divino Mestre. Se encontrarmos qualquer dificuldade em compreendê-los, se surge alguma dúvida, interroguemos os santos sacerdotes da Igreja. Eles são iluminados e nos podem dar uma resposta segura.

Mas, como são belos e sábios os conselhos do Senhor! Eis alguns:

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz à perdição” (Mt 7,13).

“Não façais vossas obras de Justiça para serdes vistos pelos homens; porque então, não recebereis nenhuma recompensa junto do vosso Pai que está nos Céus” (Mt 6,1).

“Dai e ser-vos-á dado, porque com a medida que medirdes, com essa sereis medidos” (Lc 6,38).

“Não queirais ajuntar tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem e os ladrões os roubam, mas acumulai tesouros para o Céu, onde o ladrão não chega, nem a ferrugem os corrói” (Mt 6,19-20; Lc 12,33).

“Não temais aqueles que matam o corpo e não podem matar a alma; mas, temei antes aquele que pode lançar no inferno a alma e o corpo” (Mt 10, 28).

“Quem entre vós é o maior será vosso servo” (Mt 23,11).

“Sede prudentes como a serpente e simples como a pomba” (Mt 10,16).

Muitos outros vocês encontrarão no Evangelho. O conselho, pois, que abrange todos os outros, é justamente aquele que o divino Mestre deu ao jovem cheio de boa vontade, mas, muito apegado às riquezas. É o conselho pelo qual muitos se consagram à vida à vida religiosa e prometem viver na pobreza, na castidade e na obediência. Se eles correspondem, com fidelidade a sua vocação, tornar-se-ão portadores da luz e anjos de misericórdia. Oh! São verdadeiramente afortunados e benditos!

Uma coisa porém, importa a todos; é que, para não errar, devemos repelir, resolutamente, toda a máxima que não seja conforme àquelas de Jesus.

Oh! Quantos estão arrependidos de ter dado ouvidos às sugestões do mundo!

Peçam a Jesus, meus amigos, que os ilumine com sua celeste sabedoria e digam-lhe: - “Só os teus conselhos quero seguir, ó meu Santo e divino Mestre! E que vá para longe de mim as falsas e traiçoeiras teorias dos desonestos e dos pecadores”.

A Pequena Bíblia - P. César Gallina

Nenhum comentário: