Passos para a Confissão
1º - Exame de Consciência
2º - Arrependimento
3º - Propósito de emenda
4º - Confissão dos pecados ao padre
5º - Cumprir a Penitência
Confissão – Modo de se confessar
• Ao chegar perto do sacerdote digo: “Dai-me a vossa bênção porque pequei”;
• Enquanto o confessor dá a bênção deve-se inclinar humildemente para recebê-la, fazendo o Sinal da Cruz;
• Depois digo quando foi minha última confissão, digo todos os meus pecados, sem esconder nenhum; ouço atentamente os conselhos do padre, que fala em nome de Jesus Cristo.
• Enquanto o padre dá absolvição, eu rezo o Ato de Contrição (segue abaixo) com muita pena de ter pecado e pronto para buscar a conversão. Quando sair do confessionário, vou logo rezar a penitência que o padre passou e agradeço a Deus por me ter perdoado.
Ato de Contrição
Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, meu Deus e meu sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Prometo firmemente, ajudado com a vossa graça, fazer penitência e fugir às ocasiões de pecar. Senhor, tende piedade de mim, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.
“No sacramento da Penitência, Cristo crucificado e ressuscitado, mediante seus ministros, purifica-nos com sua misericórdia infinita, restitui-nos a comunhão com o Pai celeste e com os irmãos e nos dá o dom de seu amor, de sua alegria e de sua paz”. (Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário