"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 28 de março de 2011

Em preparação para a Semana Santa...

Sacramento da Penitência

A Penitência é a volta, o retorno à comunhão com Deus. Quase todo dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos. Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque não enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir. No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar no caminho dele, que é o caminho da irmandade.

Para se fazer uma boa e frutuosa confissão é preciso seguir alguns passos. O Sacramento da Confissão fundamenta-se na Palavra de Deus e cada cristão é chamado a deixar-se moldar pela Palavra do Senhor, Palavra que gera em nós conversão. Por isso prepare-se para receber este sacramento. As reflexões que se seguem poderão lhe ajudar a bem celebrar a reconciliação.

Pedir o Espírito Santo

Vinde, ó Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fieis com o fogo do vosso amor. Ó Espírito Santo, luz criadora, dai-me a graça de conhecer meus pecados em todo o seu tamanho, em toda a sua gravidade, em toda a sua malícia. Dai-me aquela forma perfeitíssima de arrependimento que Vós quereis de mim, aquela compunção de David penitente, aquele seu lamento sereno e cheio de confiança, aquela sua dor pungente.

Ó Mãe Maria, esposa do Espírito Santo, rogai a Deus para que meus pecados estejam sempre diante de mim e que eu tenha sempre um coração contrito.

A Palavra de Deus

Salmo 50
Lucas 15,8-10
Lucas 15,11-22
Mateus 25,31-46
João 8,1-11

Diante da Palavra de Deus: Luz para meu viver

Os Dez Mandamentos apresentam um rumo bem concreto para minha vivência cristã. Diante deles, Palavra de Deus, faço minha revisão de vida. Os Mandamentos me colocam diante dos vários setores da minha vida. O Catecismo da Igreja Católica retoma os textos de Êxodo 20,2-17 e deuteronômio 5,6-21 como o fundamento da fórmula catequética dos Mandamentos:

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º - Não tomar seu Santo Nome em vão.
3º - Guardar domingos e festas de guarda.
4º - Honrar pai e mãe.
5º - Não matar.
6º - Não pecar contra a castidade.
7º - Não furtar.
8º - Não levantar falso testemunho.
9º - Não desejar a mulher do próximo.
10º - Não cobiçar as coisas alheias.

Jesus disse que o maior de todos os mandamentos é o amor. Por isso pense: Tenho amado a Deus e ao próximo?

Para meditar: Vícios Capitais

1. Soberba
2. Avareza
3. Luxúria
4. Ira
5. Gula
6. Inveja
7. Preguiça

A seguir: Revisão de Vida

Forania Santo Antônio
Arquidiocese de Juiz de Fora
Por Pe. Rafael Neves de Oliveira – Vigário Forâneo

Um comentário:

Anônimo disse...

Iza paz e bênção.

Se existe uma coisa que me leva a refletir é quando leio ou escuto falar em “Confissão”, o Sacramento que nos permite contemplar a misericórdia de Deus e que infelizmente é rejeitado por tantos.

Lembrando “Mc 2,1-11 Perdão e cura do paralitico em Cafarnaum” quando todos esperavam a cura física do paralitico, Jesus resolve primeiro curar a sua alma, ou seja, nós sempre estamos preocupados com o “aqui e agora”, e nos esquecemos da vida eterna. Jesus sabia que andando, ou em cadeira de roda, se a alma está curada nos temos uma vaga garantida no céu.

Hoje é comum ver pessoas correndo atrás de adivinhos para trazer paz a sua vida, e desprezando o sacerdote, aquele que pode através da “Confissão e do Perdão”, trazer a única e verdadeira paz.

Que todos os filhos e filhas de Deus que acompanham o belíssimo trabalho de evangelização da nossa amiga Iza, tenham um Santo encontro com o Senhor.

33catolico / Marta