"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 4 de maio de 2011

É o Senhor! – Aparição de Jesus no Lago da Galileia


Jo 21,1-17

Sobre o lago da Galileia, também chamado lago ou mar de Cafarnaum, ou de Tiberíades, foi iniciada a Missão pública de Jesus. Lá, onde ele chamara os discípulos para o apostolado, queria encontrá-los antes de subir ao Céu.
Uma tarde, Pedro disse a Tomé, a João, a Tiago e a outros que estavam com ele à margem do Lago:
- “Vou pescar”.
- “Iremos também”, disseram os outros.
Subiram pois à barca e começaram a lançar a longa rede. Mas, as horas da noite se passavam e não pegavam um só peixe. Trabalho inútil! Quase de manhã, ainda meio escuro, quando estavam já encostando na praia, eis que viram, em pé, na margem, o vulto de um homem, que os esperava como pra comprar peixe. De repente, aquela pessoa perguntou:
- “Olá, bravos jovens, tendes algum peixe para comer?”
- “Não”, responderam.
Então acrescentou ele: 
- “Atirai a rede do lado direito da barca e achareis”.
Obedeceram e, no mesmo instante, peixes e mais peixes entraram na rede e, em tão grande quantidade, que quase não podiam tirá-la. João, num relance compreendeu que aquele não podia ser outro senão Jesus. E exclamou:
- “É o Senhor!”
Àquela exclamação, S. Pedro, tomado de um ímpeto de amor amarrou a túnica à cinta e, assim como estava, com a simples camiseta de pesca, atirou-se a nado, para abraçar o Mestre tão desejado.
Os outros que estavam a uma centena de metros da praia, remavam, apresssadamente, para alcançá-la, arrastando a rede.
Chegados que foram, viram um belo braseiro e, sobre ele, peixes e pão para assar.
Estavam convencidos de que aquele homem era Jesus, mas não ousavam interrogá-lo; porém ele lhes disse:
- “Vinde e comei”.
Quanta bondade! Tomava ele mesmo o pão e os peixes e os oferecia a todos.
Como devia estar gostoso aquele alimento preparado pelas mãos de Jesus!
Quando acabaram de comer, Jesus, voltando-se para Pedro disse-lhe:
- “Simão, filho de João, tu me amas?”
- “Sim, respondeu Pedro, “Eu te amo”.
E Jesus lhe disse: 
- “Apascenta minhas ovelhas”.
Depois pela segunda vez Jesus perguntou:
- “Simão, filho de João, tu me amas?”
- “Sim, Senhor, tu sabes bem que eu te amo”.
E Jesus: - “Apascenta minhas ovelhas”.
E disse-lhe pela terceira vez: 
- “Simão, filho de João, tu me amas?”
Pedro, àquela terceira interrogação, compreendeu que o divino Mestre queria recordar-lhe e fazer-lhe reparar sua falta, quando o havia negado três vezes e, aflito, exclamou:
- “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!”
E Jesus lhe disse: - “Apascenta minhas ovelhas”.
Vocês viram, meus amigos, a bondade de Nosso Senhor para com seus Apóstolos? Pois bem. Ele é bom assim com todos. Basta que nos dirijamos a ele com amor. O pão dado pelas próprias mãos de Jesus devia ser muito bom. Mas, se pensassem bem, todo o alimento nos vem das mãos de Jesus direta ou indiretamente, por meio da caridade que ele pôs nos corações. Tenhamos em grande conta o alimento cotidiano e tomemo-lo com grande reconhecimento. Por último Jesus se afastou do grupo dos discípulos, falando particularmente com Pedro, avisando-o que, um dia, teria a sorte de dar a vida pelo rebanho da Igreja, sobre a Cruz, à semelhança dele.
Digam muitas vezes: 
- “Jesus eu te amor! tu sabes que eu te amor muito, ó Jesus!”

A Pequena Bíblia – P. César Gallina

Nenhum comentário: