"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A mulher pecadora, absolvida por Jesus


Jo 8,3-11

O fato que eu vou contar agora nos ensina que nunca devemos condenar os outros. Nenhum de nós é sem pecado; devemos por isso pensar em nós.
Certa manhã, Jesus estava no recinto do Templo de Jerusalém, sentado talvez, na base de uma coluna, como fazia sempre e, com simplicidade e brandura, falava àqueles que o escutavam atentamente. Como eram belos e suaves os seus discursos!
Mas, de repente, eis que vem um grupo de pessoas fazendo grande alarido. Arrastavam uma pobre mulher amedrontada e tinha sido infiel a seu marido e queriam que fosse condenada à morte, segundo a Lei de Moisés. Devia ser morta a pedradas, isto é, lapidada.
Os escribas e fariseus pensavam que aquela era uma boa ocasião para comprometer Jesus. Se ele, o bom Mestre, sempre cheio de piedade para com os pecadores, dissesse para não matá-la, poderiam acusá-lo de dar ensinamentos contrários à Lei de Moisés. Por isso, conduziram-lhe aquela mulher e lhe disseram:
- “Mestre, estas mulher foi apanhada em flagrante delito. Moisés mandou lapidar quem cometesse tal culpa e tu o que dizes?”
Jesus que lia nos seus corações e não podia ser enganado, calou-se. Depois baixando-se um pouco, até tocar o chão com o dedo, começou a escrever algumas palavras.
Afinal, como insistissem na resposta, levantou a cabeça e disse:
- “Aquele que estiver sem pecado, atire a primeira pedra”.
E, de novo, inclinando-se, escrevia na terra. Sem pecado quem é jamais? Por isso, aqueles, ouvindo o grande ensinamento, um após outro, começando pelos mais velhos, foram-se retirando. E ficou só Jesus com a mulher que ali estava atirada no meio do pátio. Então Jesus, levantando-se, disse-lhe:
- “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”
- “Ninguém, Senhor”, respondeu ela.
Jesus acrescentou:
- “Eu também não te condeno. Vai e não peques mais”.
Esta é a Lei do povo. A antiga condenava à morte o pecador; a nova quer que ele se converta e viva. Para ser absolvido, basta o arrependimento sincero: não querer mais pecar.
Muitas vezes o mundo condena também o inocente; nós porém, não condenemos nem mesmo o réu. Jesus o proíbe e nós não temos o direito de fazê-lo. Nós temos necessidade de misericórdia, talvez mais que os outros.
Feliz aquela mulher que, depois da sua culpa, foi conduzida a Jesus. Quando também todos nos atropelarem, se corrermos a Jesus, ele tomará a nossa defesa. Por isso digam com ternura e fé:
- “Se tu não me condenas, ó meu Senhor, como ousarei condenar os outros? Eu te amo muito, e, de todo o coração, quero o bem e a salvação de todos”.

A Pequena Bíblia - P. César Gallina

Comentário da autora do Blog:
Há quem afirme que Jesus escreveu palavras que lembraram aos homens que as puderam ler, que se referiam a eles... Como quem diz: Eu sei o que fizeram, o que fazem, o que farão... O que está em suas mentes... Em seu coração... E provavelmente eles foram se retirando por terem sido descobertos...

Que Jesus não seja desafiado... Mas, antes, sejamos humildes para reconhecer que somos fracos e pecadores.

Nenhum comentário: