"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Eis o tempo de conversão... mudança de vida...

Quaresma

Como vencemos os pecados? Praticando as virtudes que lhes são contrárias.

Soberba com humidade
Luxúria com castidade

Avareza com liberalidade
Ira com paciência

Gula com abstinência
Inveja com caridade

Preguiça com diligência

Precisamos evitar aqueles pecados em que mais costumamos cair e formam nossos defeitos dominantes.
É necessário para vencer: a oração assídua, confissão frequente, fugir das ocasiões de pecar e das más companhias.

Também é nosso dever fazer um exame de consciência e ver se não estamos sendo responsáveis pelos pecados alheios, consentindo, aconselhando ou não impedindo alguma falta.
O Tempo da Quaresma se inicia hoje. Que todos tenhamos uma santa quaresma, buscando a cada dia fazer o propósito a Deus de melhorar, de ouvi-lo e seguir o Seu Caminho, que nos livra de uma condenação eterna, de viver longe Dele para sempre.
Só nós sabemos o que nos atormenta e nos afasta de Deus e somente Deus sabe do que precisamos e nos fala a cada reflexão desse Tempo.
Consolemo-nos com esse belo canto:

Ref.: Dizei aos cativos: “Sai!” Aos que estão nas trevas: “Vinde à luz!” Caminhemos para as fontes, é o Senhor que nos conduz! (bis).

1. Foi no tempo favorável que eu te ouvi, te escutei, no dia da salvação, socorri-te e ajudei. E assim te guardarei, te farei Mediador d’Aliança com o povo, serás seu Libertador.

 2. Não terão mais fome e sede, nem o sol os queimará, o Senhor se compadece, qual Pastor os guiará... Pelos montes, pelos vales passarão minhas estradas, e virão de toda parte e encontrão pousada.

3. Céus e terra, alegrai-vos, animai-vos e cantai; o Senhor nos consolou, dos aflitos se lembrou! Poderia uma mulher de seu filho se esquecer?... Inda que’isso acontecesse, nunca iria te perder!

Nenhum comentário: