"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

“Como Jesus Se Tornou Deus”


Embora do ano de 2005, o tema é atual e muitos têm dúvida ou tentam esconder a verdade... Como tenho tantos temas respondidos por Dom Estêvão, é sempre bom ouvir a sua voz... (autora do Blog)
Por Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.

“Como Jesus Se Tornou Deus”
(Revista GALILEU)
Em síntese: O autor da reportagem julga que Jesus só foi reconhecido como Deus no século IV, por ocasião do Concílio de Nicéia I (325), Concílio manipulado pelo Imperador Constantino em vista de interesses políticos. – A tese é refutada pela apresentação de textos dos Evangelhos sinóticos que professam a Divindade de Jesus ao contrário do que pensa o repórter, ao lado dos restantes livros do Novo Testamento. O Concílio de Nicéia I se voltou para a procura de uma fórmula que professasse a Divindade de Jesus sem renegar o monoteísmo judeo cristão. Tal foi a fórmula: “Deus de Deus... gerado, não feito, consubstancial ao Pai”.
A revista GALILEU de dezembro de 2005, pp. 28-37 publicou uma reportagem de Paulo Nogueira intitulada “Como Jesus se tornou Deus”, reportagem segundo a qual Jesus, tido como mero profeta, foi proclamado Deus no século IV pelo Concílio de Nicéia I (325) manipulado pelo Imperador Constantino, que visava a interesses políticos.
Nas páginas que se seguem, será exposto mais detidamente o conteúdo do artigo, ao qual se acrescentará a devida refutação.

1.      O conteúdo do artigo
Paulo Nogueira fundamenta suas afirmações em obras e declarações de autores não católicos – o que revela tendenciosidade ou preconceito.
Uma das fontes citadas é a obra da Professora Eliane Pagels, judia, da Universidade Princenton, especializada em Cristianismo primitivo e autora de “O Evangelho Desconhecido de Tomé” – Afirma esta escritora que Marcos, Mateus e Lucas consideravam Jesus um mero ser humano dotado de missão especial: “Eles o veem como um messias, ou como um rei enviado por Deus. Mas o rei Davi foi também chamado Messias. Só as cartas de Paulo e o evangelho de João é que falam diretamente sobre a Divindade de Jesus”.
Pois bem: esse homem carismático terá sido elevado à categoria de Deus pelo Concílio de Nicéia I (325), rejeitando o arianismo. Na verdade, em 312 o presbítero Ario de Alexandria começou a pregar que o Logos (Verbo) de Deus era a primeira e mais perfeita criatura, à qual se poderia atribuir o título de “Deus" por extensão. Esta tese se propagou e dividiu a população cristã do Império.

“Uma divisão na Igreja era tudo o que o Imperador Constantino não queria. Ao contrário, seu objetivo era restaurar os dias de paz e grandeza do Império, que se ressentia dos momentos difíceis do século anterior... Constantino queria transformar o Cristianismo numa ideologia oficial, capaz de trazer unidade a um Império marcado pelo medo da dissolução e pelas diferenças regionais, especialmente entre a parte ocidental, que falava latim, e a oriental, que falava grego.
Convocou em 325 um concílio de bispos na cidade de Nicéia, ao qual presidiu pessoalmente. Os bispos aprovaram uma fórmula conhecida como Credo de Nicéia, e que afirmava explicitamente que Jesus é Deus e como Pai compartilhava a mesma essência” (pp 33s)

 Que dizer?
Distinguiremos duas etapas em nossa resposta: 1) o testemunho dos Evangelhos Sinóticos (Mt, Mc e Lc) no contexto do Novo Testamento, e 2) a história até o século IV.

1.      O testemunho dos Sinóticos

1.1. O Evangelho de Mateus
Em Mateus encontram-se fórmulas que põem em nítido relevo a Divindade de Cristo.

Assim Mt 11,25-27 (com paralelo em Lc 10,21s): “Pôs-se Jesus a dizer: ‘Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores, e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho se não o Pai, e ninguém conhece o Pai se não o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Este texto professa a igualdade entre o Pai e o Filho, de modo que somente o Pai pode conhecer o mistério do Filho e somente o Filho pode conhecer o Pai.
Em Mt 28,19 Jesus manda batizar “em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”. – Eis uma fórmula de fé na Santíssima Trindade, que coloca no mesmo plano as três Pessoas Divinas. É por causa disto que Jesus pode perdoar os pecados, como só Deus o pode fazer (Mt 9,8). Os fariseus queriam saber qual a razão dessa autoridade (Mt 21,33); é a identidade com a própria Divindade.

Em Mt 16,16 Pedro confessa: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, como também os discípulos, após o caminhar de Jesus sobre as águas, se prostraram e exclamaram: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” (Mt 14,33).
Em Mt 26,65 o Sumo Sacerdote interpela: ”Eu te conjuro pelo Deus vivo: dize-nos se tu és o Cristo, o Filho de deus”. Tratava-se de um desafio, pois pedia um juramento; Jesus respondeu tranquilamente: “Tu o disseste”.

Por isto também, segundo Mateus, Jesus utiliza o título “Pai (celeste)” mais frequentemente do que segundo Marcos e Lucas. Somente em Mateus Jesus diz “Meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21; 12,50) e o diz em sentido singular explicitado em Jo 20,17: “Subo a meu Pai e a vosso Pai”.
Em Mt 13,55, Jesus é tido como “o Filho do carpinteiro”. Mas o evangelista mostra que São José não teve parte na conceição de Jesus: “Antes que coabitassem, Maria foi encontrada grávida pelo Espírito Santo”; “o que nela foi gerado, vinha do Espírito Santo“ (cf. Mt 1,18-20).

1.2. O Evangelho de Lucas
O título “Filho de Deus” aparece especialmente em Lc 1-2, ou seja, no dito “Evangelho da infância”. Assim, por exemplo,

- ao passo que João “será grande aos olhos do Senhor” (Lc 1,15), Jesus “será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,32);
- em Lc 1,35 o anjo declara: “Será Santo e será Filho de Deus”. Essa eminência do menino é ilustrada por outras predições do mensageiro: “Ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim” (Lc 1,33);

- em Lc 2,49, Jesus responde a sua Mãe que, aflita, o procurava no Templo: “Por que me procuráveis: não sabíeis que devo estar na Casa de meu Pai?”. Estes dizeres revelam o mistério da Encarnação e há de ser entendidos no sentido da teologia de S. Paulo (do qual Lucas era discípulo).
No decorrer de sua vida pública, Jesus profere o famoso “júbilo messiânico”, texto ocorrente também em Mt 11,25-27 e Lc 10,21s. Lucas refere que “Jesus exultou de alegria no Espírito santo e disse: ... ‘Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho se não o Pai, e quem é o Pai se não o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. A menção do impulso do Espírito Santo torna as palavras de Jesus ainda mais solenes em Lc. Ele quer dizer que está acima dos homens e que as suas relações com Deus são as de Filho a Pai e vice-versa.

Por último registramos Lc 22,70s; os membros do tribunal judaico perguntam: “Por conseguinte, Tu és o Filho de Deus?”; ao que Jesus responde: “Vós dizeis que eu o sou”. Os adversários compreenderam o sentido transcendental desta resposta, pois foi o motivo decisivo pra que o condenassem à morte.
Em conclusão, verifica-se que, embora fiel à tradição sinótica, Lucas deixa transparecer, no decurso do seu Evangelho, o mistério do Deus feito homem.

1.3. O Evangelho de Marcos
A atribuição do título “Filho de Deus” a Jesus não é estranha a São Marcos.

Mc 1,1: “Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Exprime-se assim a fé do evangelista e dos primeiros cristãos. O título “Filho de Deus” no caso não é mero ornamento, mas exprime o ser íntimo de Jesus como o compreendia São Paulo em Cl e Ef, dado que São Marcos foi discípulo de São Paulo.
Em Mc 3,11; 5,7 os demônios expulsos dos possessos proclamavam Jesus como Filho de Deus. Esta confissão deve exprimir uma fé vaga e imprecisa.

Em Mc 1,10; 9,7 o Pai no Batismo e na Transfiguração aponta Jesus como “seu Filho amado”.
Em Mc 14,61s Jesus responde ao Sumo Sacerdote que lhe pergunta se é “o Messias, o Filho de Deus bendito”. A resposta de Jesus é afirmativa; por ela Jesus revela plenamente o seu mistério após tomar as cautelas devidas para não ser entendido como chefe revolucionário político.

Em Mc 15,39 é o centurião romano quem, impressionado pela fortaleza de ânimo de Jesus, confessa: “Verdadeiramente esse homem era esse homem era Filho de Deus”. O centurião, pagão como era não deve ter percebido todo o alcance de suas palavras, mas, como quer que seja, o Evangelho de Marcos se encerra com a profissão de fé de um pagão correspondendo à profissão de fé dos cristãos colocada no título do Evangelho.
Este concerto de vozes que proclamam o Filho de Deus em Mc; é confirmado por sinais ou milagres realizados pelo próprio Jesus.
São Marcos, como bom semita que era, não fala da essência divina de Jesus em termos especulativos; isto seria pouco familiar aos semitas. Mas ele tenciona dizer que Jesus era Deus mostrando que Jesus fazia coisas que só Deus pode fazer.
Assim em presença do paralítico Jesus lhe perdoa os pecados – o que escandalizados circunstantes, pois só Deus pode fazer isso, e, a fim de dissipar o escândalo, Jesus cura o paralítico instantaneamente, manifestando o seu poder divino e o seu ser divino; ver Mc 2,3-12.

Além deste, Jesus efetua dezenove outros milagres, segundo Marcos, evidenciando o domínio do Mestre sobre a tempestade e as forças da natureza (4, 35-41), sobre as enfermidades (8,56), sobre a própria morte (5,21-43).
Assim vê-se que os Sinóticos, por mais sóbrios que sejam, não reduzem Jesus à categoria de mero profeta ou simples rei, como apregoa a Professora Eliane Pagels.
 

A seguir:
Cabe agora examinar a história do século IV.

Nenhum comentário: