"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Do bom zelo que os monges devem ter...

Tirado do livro 
São Bento
Um Mestre Para o Nosso Tempo
Capítulo 72
Como há um zelo de amargura que é mau, que separa de Deus e conduz ao inferno, assim existe também um bom zelo que afasta dos vícios e conduz a Deus e à vida eterna. Exerçam, portanto, os monges este zelo com amor fervoroso, isto é, concedam-se reciprocas atenções e respeito mútuo.

Suportem com grande paciência suas fraquezas, quer do corpo quer do caráter. Obedeçam uns aos outros; ninguém procure aquilo que lhe parece vantajoso para si, mas sim o que for útil para os outros. Ponham em ação a caridade fraterna. Temam a Deus com amor. Amem o seu abade com caridade humilde e sincera; nada absolutamente anteponham a Cristo, que nos leve juntos para a vida eterna.
Para refletirmos: O que podemos aprender dessas palavras de São Bento? Ele, nesse texto, escreve aos monges; são regras que eles devem seguir e me pergunto por que não refletirmos sobre o que ele diz com relação aos monges, trazendo essas palavras para a nossa vida? Vida de Igreja, vida de Pastoral, vida Familiar, vida de Movimento, vida Sacerdotal, vida cotidiana (no nosso trabalho, na rua, em todo o canto).


Começamos o mês vocacional. Somos chamados a seguir Jesus... Somos chamados e podemos começar por fazer uma boa reflexão sobre o que Jesus espera de nós, durante a nossa caminhada, quando dizemos ‘Sim’ ao Seu convite. ‘Do bom zelo que os monges devem ter’ ensina São Bento, e nós? - autora do Blog.

Nenhum comentário: