"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Maria nos ensina a sofrer por amor...


 
A Escritura não fala mais de Maria até a hora culminante da imolação de Jesus. A Mãe de Jesus ficou escondida por detrás do nome de Dele, durante a vida pública do Filho. Maria domina o início e o fim da vida de Jesus. São os dois momentos decisivos; quando em Belém oferece Cristo à vida e quando em Jerusalém o oferece à morte.

Ao chegar a Páscoa, pela última vez, Maria foi ainda a Jerusalém, como de costume. Ali pretendia encontrar Jesus. Deve ter assistido a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Todavia, não assistiu ao banquete pascal como os Apóstolos. Mas a predição da traição angustiava-a profundamente. Logo depois, tornou-se realidade.
Daquele momento em diante, a Mãe de Jesus foi desprezada como mãe de um condenado.
Depois soube que fora preso e o viu na praça pública, chagado, caluniado e flagelado.
Tudo isto atormentava o seu corpo puríssimo, sofrendo junto com seu Filho.
Recebia o consolo de Maria, mulher de Cléofas e de Maria Madalena, que há mais tempo tornou-se seguidora de Jesus.

Com a “Via Sacra de Jesus” começou também a “Via Sacra de Maria”. Um cortejo de soldados e escravos arrastava o condenado ao suplício. Seguia também um cortejo de mulheres, acompanhando a Mãe. Numa passagem, encontravam-se. Quanta dor e aflição ainda mais, quando os discípulos o tinham abandonado.
Ao ser despido de suas vestes e crucificado, as marteladas penetravam profundamente em sua alma. Ali estava a Mãe das dores, ao pé da Cruz, fazendo a oferta pela salvação da humanidade. Por isto, ela sempre foi chamada de “raiz geradora e causa deste sacrifício”.

Nos Evangelhos não se encontra nenhuma palavra de mágoa por parte de Maria, não se lamentando, mas somente sofrendo.
Estava Maria ao pé da Cruz, oferecendo aquela vítima, à vista de todos os judeus e de toda humanidade. Junto com Jesus, também ela foi imolada na Cruz.

Pe. Adalíbio Barth – Maria Nossa Mãe

Nenhum comentário: