"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 23 de março de 2013



QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA
 “AS SETE DORES DE MARIA”
Cântico: Pecadores Redimidos
 Livro Cânticos e Orações – nº 413

CANTO: Pecadores redimidos com o sangue do Senhor, atendei, olhai se existe dor igual à minha dor! Atendei, olhai se existe dor igual à minha dor!

COMENTARISTA:

Queridos irmãos e irmãs, vamos nos preparar para nossa caminhada com Maria. Com ela vamos refletir sobre as várias faces da dor que um ser humano padece, ocasionada muitas vezes pelo nosso pecado.
Desde a infância de Jesus até a sua morte, a vida da Virgem Maria foi sempre associada à rejeição que seu Filho sofria e ela permaneceu totalmente marcada pelo sinal da “espada da dor”, preconizada pelo velho Simeão.
A piedade do povo cristão selecionou sete episódios principais da vida dolorosa da Mãe de Jesus, denominando-os: “As Sete Dores da Virgem Maria”.
As diversas etapas da caminhada de fé e do sofrimento que percorreu Maria, precedendo a Igreja, são as mesmas que nós e a Igreja deveríamos seguir até o fim.
Nestes dias em que celebramos a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, façamos nossa caminhada com Maria e vamos refletir sobre as dores que ela enfrentou junto a seu Filho Jesus.

LEITOR 1PRIMEIRA DOR: “A PROFECIA DE SIMEÃO” (Lc 2,34) - “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e soerguimento para muitos homens em Israel e a ser um sinal que provocará contradições – e uma espada transpassará a tua alma”.

CANTO: Dolorosa, aguda espada, transpassou-me o coração, quando a morte do meu Filho me predisse Simeão. Quando a morte do meu Filho me predisse Simeão.

LEITOR 2 – Ó minha Mãe, Mãe tão aflita, as palavras de Simeão transformaram toda a alegria de vosso coração, em amarga desolação. Depois de acolher vosso divino Filho, em seus braços, depois de ter dado graças a Deus de ter podido contemplar a Luz e a Salvação do mundo, o velho Simeão vos predisse que vosso Filho seria alvo de todas as contradições dos homens, tratado como se fora um facínora.

TODOS: Ó Maria, obtende-me a paciência nas dificuldades da vida.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...

LEITOR 1SEGUNDA DOR: “A FUGA PARA O EGITO” (Mt 2,14) - “José levantou-se e durante a noite tomou o menino e a sua mãe e partiu para o Egito”.

CANTO: Junto ao Filho, para o Egito, eu fugi, com dor atroz, quando Herodes o buscava para dá-lo ao vil algoz. Quando Herodes o buscava para dá-lo ao vil algoz.

LEITOR 2: Ó minha Mãe, Mãe tão aflita! Para escapar à perseguição de Herodes, deveis partir para o Egito. Era preciso fugir dos homens, justamente aquele que viera para salvar os homens! Compreendeste que já começava a profecia de Simeão, através desse duro exílio com José e com o Menino Jesus, que vos era imposto, para onde seríeis estrangeiros, sem dinheiro, sem parentes e sem amigos. No entanto, era com tamanho amor que irias conduzir vosso Divino Filho, que todas as penas vos pareciam leves.
Aprendamos convosco a viver aqui, na terra, como viajantes, sem nos apegarmos aos bens que o mundo nos oferece.

TODOS: Ó Maria, possa eu vos consolar, oferecendo em meu coração, uma acolhida para vosso Filho!
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...         

LEITOR 1TERCEIRA DOR: “A PERDA DE JESUS NO TEMPLO”. (Lc 2,48) – “Meu filho, que nos fizestes? Eis que teu pai e eu andávamos a tua procura, cheios de aflição”.

CANTO: Quem dirá meu sentimento? Desolada me encontrei vendo o Filho meu perdido! Por três dias o busquei. Vendo o Filho meu perdido! Por três dias o busquei.

LEITOR 2 – Ó minha Mãe, Mãe tão aflita, como devem ter sido longos aqueles três dias de dor e de angústia ao se perder de seu Filho, em Jerusalém! Certamente estaríeis na dúvida de terdes ou não merecido aquele abandono. Poderíeis achar que vossos cuidados, com tão precioso tesouro, teriam sido poucos e que talvez seríeis indigna de continuar a viver na intimidade de Jesus. E vós que nunca deixastes escapar uma única queixa, vós vos queixastes com vosso amado Jesus, ao reencontrá-lo no Templo.
Quando nós viermos a perder Jesus por causa de nossas ofensas, aprendamos a procurá-lo com amor.

TODOS: Ó Maria, obtende-me um verdadeiro arrependimento de meus pecados e uma verdadeira mudança de vida!
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...

LEITOR 1QUARTA DOR: “O ENCONTRO COM JESUS CAMINHANDO PARA A MORTE”. (Lc 23,28) – “Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorais sobre vós mesmas e sobre vossos filhos”.

CANTO: Que martírio na minha alma, encontrando meu Jesus, no caminho do Calvário, arquejante sob a cruz! No caminho do Calvário, arquejante sob a cruz!

LEITOR 2 – Ó minha Mãe, Mãe aflita, no momento em que encontraste vosso Filho amado carregando a cruz, a caminho do local onde seria sentenciado, o incêndio do amor, que preenchia vosso coração, transformou-se num oceano de lágrimas. E o que vistes? Podíeis mal reconhecê-lo, de tão desfigurado estava seu rosto. No entanto, vossos olhares se encontraram. O Filho contempla a Mãe e a Mãe contempla o Filho. Por mais cruel que tenha sido vossa dor, de ver Jesus expirar sobre a cruz, vosso amor não permitiu que dele se afastasse.

Tratemos de seguir o Filho e a Mãe carregando, nós também, a cruz que o Senhor coloca sobre os ombros de cada um de nós.

TODOS: Ó Maria, obtende-me a graça de perceber que a cruz une minha alma a Deus.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...

LEITOR 1QUINTA DOR – “A MORTE DE JESUS” (Jo 19,26-27)
“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí teu Filho”.

CANTO: Mas, ó céus, ó terra vede: dor maior não pode haver vendo a morte do meu Filho!... Foi milagre eu não morrer. Vendo a morte do meu Filho!... Foi milagre eu não morrer.

LEITOR 2 – “Ó minha Mãe, Mãe tão aflita, vós não abandonais Jesus. Vós não pensais na vossa própria dor, só pensais na morte e nos sofrimentos de teu Filho tão amado. E o que aumenta sua dor, é ouvir se queixar que seu Pai o abandonara! Suportai uma tal dor em silêncio e sem proferir uma única queixa. No entanto, vosso coração fala. Continuais a oferecer a Deus a vida de vosso Filho, para a nossa salvação.
Possamos nós encontrar consolo, quando a amargura tomar o nosso coração, com o pensamento em que Jesus, pela sua morte nos abriu o Paraíso.

TODOS: Ó Maria, crucificada em nossa alma com vosso Filho crucificado na cruz, encha o meu coração de gratidão pelo vosso sacrifício. Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...

LEITOR 1 – SEXTA DOR: “JESUS ATRAVESSADO POR UMA LANÇA É DESCIDO DA CRUZ”. (Lc 23,46) – Jesus deu então um grande brado e disse: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito”.

CANTO: Contemplai meu sofrimento, minha angústia ao pé da Cruz: pela lança transpassado vi meu Filho, o meu Jesus. Pela lança transpassado vi meu Filho, o meu Jesus.

LEITOR 2 – “Ó minha Mãe, Mãe tão aflita, vossas dores não terminaram com a morte de vosso Filho. Vosso Filho está morto, então por que maltratá-lo ainda mais e vos infligir mais tormento? Percebes um soldado que brande sua lança e a enterra violentamente no lado de Jesus. Dali jorraram sangue e água. O golpe de lança é desfechado contra Jesus, mas sois vós a sentir a dor. Jesus foi descido da cruz, o Filho que destes ao mundo com tanto amor e que o mundo vos devolve completamente desfigurado. Que mal nos fez Jesus para que o maltratemos tanto?
Paremos de ser tão ingratos e retornemos ao Coração de Jesus!

TODOS: Ó Maria, obtende-me a graça de amar meu Deus e fazer o que Ele me disser!
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...

LEITOR 1 – SÉTIMA DOR – “O SEPULTAMENTO DE JESUS” (Lc 23,53) – “Ele o desceu da cruz, envolveu-o num pano de linho e colocou-o num sepulcro escavado na rocha, onde ninguém havia sido depositado”.

CANTO: Oh! Que dor mais cruciante! Que suprema solidão, ao levarem-no ao sepulcro, invadiu-me o coração! Ao levarem-no ao sepulcro, invadiu-me o coração!

LEITOR 2 – “Ó minha Mãe, Mãe tão aflita, que dor ficar separada de vosso amado Filho! Perdê-lo, é perder tudo! Na volta do sepulcro, quando recebeu o corpo de Jesus, vós passastes pela cruz, parastes e assim fostes a primeira pessoa a adorar a santa cruz. Certamente, choravas e todos que se encontravam à sua volta, também choravam convosco. Nós não queremos que chores sozinha. Permitais que unamos nossas lágrimas às vossas...
O próprio Jesus, por causa do imenso amor que vos dedica, deseja nos ver compartilhando de vossas dores, muito mais do que aos seus próprios sofrimentos.

TODOS: Ó Maria, concedei-me a graça de pensar com uma terna devoção na Paixão de Jesus e em vossas Dores.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Ave Maria...
R

Um comentário:

Anônimo disse...

Pretty! This was an extremely wonderful post. Thanks for providing
this info.

Feel free to visit my web page; pet slings