"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

NÃO SE DEVE CANTAR MÚSICA PROTESTANTE NA SANTA MISSA.

Este é um ponto que gera polêmica, pois a maior parte dos católicos românticos de hoje em dia, não apenas querem cantar músicas do Régis Danese ou do Diante do Trono nas Santas Missas, mas ainda se servem destes cantores e grupos como fonte de inspiração. A estes, inculcar que não se pode cantar música protestante na Santa Missa se torna difícil.

Transcrevo abaixo um texto do saudoso Dom Estêvão Bettencourt sobre o assunto.

"Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas pelas razões seguintes:

1) Lex Orandi Lex Credendi (Nós oramos de acordo com aquilo que cremos). Isto quer dizer: existe grande afinidade entre as fórmulas de fé e as fórmulas de oração; a fé se exprime na oração, já diziam os escritores cristãos dos primeiros séculos. No século IV, por ocasião da controvérsia ariana (que debatia a Divindade do Filho), os hereges queriam incutir o arianismo através de hinos religiosos, ao que S. Ambrósio opôs os hinos ambrosianos.

Mais ainda: nos séculos XVII-XIX o Galicanismo propugnava a existência de Igrejas nacionais subordinadas não ao Papa, mas ao monarca. Em consequência foi criado o calendário galicano, no qual estava inserida a festa de São Napoleão, que podia ser entendido como um mártir da Igreja antiga ou como sendo o Imperador Napoleão.

Pois bem, os protestantes têm seus cantos religiosos através de cuja letra se exprime a fé protestante. O católico que utiliza esses cânticos não pode deixar de assimilar aos poucos a mentalidade protestante; esta é, em certos casos, mais subjetiva e sentimental do que a católica.

2) Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo: a Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja Mãe e Mestra... esses temas não podem faltar numa autêntica espiritualidade cristã.

3) Deve estimular a produção de cânticos católicos com base na doutrina da fé."

Dom Estêvão Bettencourt, O.S.B., Revista Pergunte e Responderemos. 

2 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Isa Maria, eu concordo com D. Estevão Bitencourt. Cantar músicas de outra religião não é legal! Bjs

Alfa & Ômega disse...

Olá, Isa, tudo bem?