"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Por Dom Henrique Soares da Costa

"Que ninguém se iluda! O mundo ocidental não aceita o cristianismo; tornou-se uma civilização ateia, que julga a religião como fonte de alienação, intolerância e atraso.

Para os bem-pensantes da atualidade, é inaceitável que o homem precise de Deus para organizar sua vida e discernir o que é certo ou errado, bem ou mal. Certamente há ainda tantas pessoas religiosas... Mas, a questão não é esta: o Ocidente não aceita que a religião tenha algo a dizer na organização da sociedade... A religião somente é tolerada como realidade privada e meramente subjetiva... Já há tempos para o nosso mundo Deus deixou de ser uma realidade - a Realidade - e tornou-Se apenas uma desbotada e incerta opinião...

Valem, para o mundo atual, as trágicas e tristemente proféticas palavras de Nietzsche: “Deus morreu! Deus está morto! E nós é que O matamos! Tudo o que havia de mais sagrado e de mais poderoso no mundo esvai-se em sangue sob o peso do nosso punhal... Não vos parece grande demais essa ação? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para pelo menos nos tornar dignos dela?"

A questão é que quando o homem pensa matar Deus, somente mata a si mesmo, mata o fundamento último de sua própria dignidade. Leio autores ateus tão lúcidos e inteligentes, partilho mesmo tantas percepções deles e, no entanto, percebo em todos eles a lacuna, o rombo, o abismo tremendo de uma falta de sentido global para a existência... Sem Deus, sem a Realidade última, onde e como alicerçar realmente a existência? É esta a questão, é este o desafio. Só em Deus o Sentido global de tudo se descortina! Pois bem! Que os cristãos, serenamente, tenham a coragem de proclamar sua fé, mesmo neste Ocidente prepotente, emancipado e meio perdido..."

Fonte: https://www.facebook.com/DomHenriqueSoaresDaCosta


Reflexão da autora do Blog: 

Muito séria essa reflexão. Está acontecendo, aos poucos... Realmente, também aos poucos, as palavras de Cristo começam a formar sentido, com relação à falta de fé, a perseguições àqueles que creem. De gota em gota vão tentando minar o Sagrado, destruir os valores morais. A Caridade é essencial, sem contudo, inverter valores. Suportar, Amar, Respeitar, Perdoar e tantas outras Ações que nos levam a conviver com todos e cada um; porém, sem que percamos o foco, o Caminho e a Verdade reveladas por Cristo. Só assim teremos Vida. Precisamos estar atentos a tudo, mesmo que com o coração e a mente abertos para a compaixão, paciência, humildade e reconhecimento pleno de nossas fraquezas. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro...

Um comentário:

Carla Martins disse...

Amém!!! Belas reflexões sua e do Dom Henrique, mãe! Coisa muito séria, mas a humanidade sempre gostou de confiar mais no que via do que no que não via... Especialmente aquilo que só se vê com os olhos da alma. O imediatismo, a rapidez de tudo nesse mundo tem feito as pessoas esquecerem de lutar pelos bens que virão para lutarem pelos que estão aí... Só Jesus!!!
Bjs!