"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Jesus veio à terra indicar-nos o caminho do céu e levar-nos ao Pai, com Ele

O cristão deve ir a Deus, luz e vida da alma, mas o mundo em que vive, por pouco tempo, pode facilitar-lhe ou dificultar-lhe a subida...
O cristão deve vencer estas dificuldades, isto é, as tentações que lhe poderiam impedir a marcha, e servir-se do mundo como degraus para ir com Jesus até Deus.

Quais obstáculos enfrenta o homem? As tentações.A tentação é uma solicitação ao mal, ou a um bem menor, que se apresenta à alma. Pode ser interior ou exterior. Interior – o pecado quebrou-nos a unidade interior; deu-nos a atração para o mal, enfraquecendo-nos a vontade. Exterior – os objetos, as pessoas, os acontecimentos, etc, podem ser ocasião de pecado.
A tentação é necessária, e é impossível viver sem encontrá-la. Ela pode conduzir-nos ao pecado e por isto é perigosa e não devemos expor-nos a ela sem razões graves. A tentação pode conduzir-nos à santidade se, pedindo a força de Jesus, a repelimos, querendo, com Cristo, ir para o Pai.
A tentação, em si mesma, nunca é pecado. Ela tem três momentos:a) apresentação – o mal ou o bem menor se apresenta à imaginação;
b) reflexão – luta entre a atração para o bem aparente mas que conhecemos como um mal; o amor de Cristo que, querendo nosso verdadeiro bem nos incita a vencer o obstáculo.
c) a escolha da decisão – dizemos “não a Jesus e afastamo-nos d’Ele ou dizemos “sim” a Jesus e tornamo-nos mais seus amigos, mais filhos do Pai do céu, mais felizes.

Vamos refletir sobre isso...
"Feliz quem anda diante da face de Deus,
Aquele a quem Deus fala e mostra o caminho certo".
(Sl 118,1-2)
(A Caminho do Pai – Teresa de Cristo Lézier)
Imagem: imagensbiblicas.wordpress.com/.../

Nenhum comentário: