"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Tradição...

É a transmissão oral da doutrina revelada por Jesus Cristo e pelos Apóstolos à Igreja, quer conste ou não na Sagrada Escritura.
A Bíblia não diz que é a única depositária da fé e da revelação. Ao contrário, São Paulo aos Tessalonicenses: “Portanto, irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito” (2Tes 2,15).
A Timóteo: “O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas, confia-o aos homens fiéis, que sejam idôneos para ensiná-lo a outros” (2Tm 2,2).
A Tradição da Igreja não é uma invenção ou opinião humana, mas sim a palavra divina e infalível de Cristo, para pregar ao mundo o seu Evangelho.
“Vós sois testemunhas disse” (Lc 24,48).
“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse” (Jo 14,26).
Há um certo número de verdades que só chegou até nós pela Tradição divina. A própria Bíblia a temos pela Tradição.
“Toma por modelo as sãs palavras que de mim ouviste, com fé e com amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, por meio do Espírito Santo que habita em vós” (2Tim 1,13-14).
Testemunho infalível garantido pelo Espírito Santo: “Mas o Espírito Santo descerá sobre vós... Sereis, então, minhas testemunhas... até os confins da terra” (At 1,8).

Nenhum comentário: