"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Bíbla ou a Sagrada Escritura

É o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, pelos quais Deus Se revela a Si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. A Bíblia se divide em duas partes:

- O Antigo Testamento, com 46 livros, que contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Cristo ao mundo. “Assim a Lei (A.T.) se tornou nosso pedagogo até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé” (Gál 3,24).
- Novo Testamento, com 27 livros, que contém a revelação feita por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e autores Sagrados.


São Pedro escreve a respeito das profecias; “pois que a profecia jamais veio por vontade humana, mas os homens, impelidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus” (2Ped 1,21).
São Paulo diz: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça...” (2Tim 3,16).

Jesus declara: “Era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24,44). Numa outra passagem: “e a Escritura não pode ser anulada” (Jo 10,35).

Os livros sagrados foram escritos por inspiração divina.

“Cristo é o poder de Deus e a Sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o Poder e a Sabedoria de deus, portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar o Cristo”
(S. Jerônimo).
Livro de Deus, seu Autor, livro da Igreja, a cuja guarda e interpretação Deus o confiou, a Sagrada Escritura é também o Livro do Cristão. É o maior livro católico.
Jesus Cristo é o centro e o fim das Escrituras (Jo 1,45;2,22;5,39-46;12,16-41;19,28-36;20,9).
Afora a Sagrada Escritura e a Tradição, nenhuma outra fonte existe da doutrina cristã. A revelação destinada à Igreja terminou com a morte dos Apóstolos.
A Sagrada Escritura e a Tradição são a base e não subsídios da Teologia.
“A Igreja sempre considerou a Bíblia e a Sagrada Tradição como regra suprema da sua fé; e por último, chama-lhe a fonte pura e perene da vida espiritual” (DV 21).

Nenhum comentário: