"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A alma de Maria... Como ela entendia o louvor ao seu Deus...

Para conhecer melhor a alma de Maria, compreender como ela sentia ao louvar a Deus, oremos com Ela o Magnificat. Nesta oração, Maria nos mostra a sua alma; manifesta todo o sentido de sua espiritualidade. Uma alma feita para o louvor, cheia da vontade de fazer Deus conhecido. O motivo de sua vida é o Senhor; está contente, feliz, plenamente realizada no amor de Deus, seu Salvador. Por que Maria louva a Deus? Porque Deus fez nela grandes coisas.
Faz nela e faz em nós grandes maravilhas.
Deus olhou para a humildade da sua serva; seu amor se estende de geração em geração; e ele nos ama em todas as circunstâncias, mas, de modo especial, quando nos vê humilhados, desprezados, em grande dificuldade. Quantas vezes louvamos a Deus em nossos sofrimentos, tribulações e reconhecemos seu grande amor e misericórdia?
Nós louvamos a Deus com Maria pelo modo como Ele age na história.
Ouvindo Maria rezar o Magnificat é como se a ouvíssemos nos dizer: cuidado porque o modo de Deus agir na história é este: Ele atende aos humildes, Ele é a favor dos simples, de coração despojado, daqueles que depõe do trono os poderosos de todo tipo; depõe do trono todo aquele que usa do poder, da violência, da prepotência, para impor sua vontade, os seus caprichos. É como se nos dissesse em sua oração: tome sempre o caminho da humildade, coração aberto, caminho do diálogo, da compreensão, em uma palavra: caminho do amor. Este é o ensino de Maria na sua oração.
Confiemos em Maria, com Ela, louvemos ao Senhor por suas maravilhas, especialmente a maravilha de ter nos dado uma Mãe, celestial, que cuida de nós, se preocupa com nossas feridas e, principalmente, está desejosa de nos ver parecidos com Jesus.
Cultivemos em nosso coração, em nossa alma, em nosso ser, a devoção à Maria...
E... apertemos o passo para não perdê-la de vista...

Maria é um ponto de referência para toda a Igreja.

Nenhum comentário: