"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

As Obras de Misericórdia...

Misericórdia é dar o coração ao miserável,
só pode ser exercida com os miseráveis, com os que nada tem.
Sendo as obras de misericórdia formas concretas
de socorrer os irmãos em suas necessidades: Dar de comer e de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; visitar os enfermos, os encarcerados; remir os cativos; enterrar os mortos. Estas são as materiais. As espirituais são: Dar bom conselho; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os aflitos; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do próximo; rogar a Deus pelos vivos e defuntos.

“A misericórdia para com os pobres e enfermos, assim como as obras chamadas de caridade e de auxilio mútuo para socorrer todas as necessidades humanas, são tidas pela Igreja em especial honra.” (Apostolicam actuositatem, 8)
A fé se manifesta em atos concretos. (Cf. 1Jo 3,18; Tg2,14-18) A partir do pensamento marxista, a atividade caritativa da Igreja sofre algumas objeções: Os pobres diz-se não teriam necessidade de obras de caridade, mas de justiça. As obras de caridade -as esmolas- seriam na realidade, para os ricos, uma forma de subtraírem-se à instauração da justiça e tranquilizarem a consciência, mantendo suas posições e defraudando os pobres de seus direitos.
“Só se contribui para um mundo melhor fazendo o bem agora e pessoalmente, com paixão e em toda parte onde for possível, independentemente de estratégias e programas de partido. O programa do Cristão- o programa do bom samaritano, o programa de Jesus, é ‘um coração que vê’. Esse coração vê onde há necessidade de amor e atua em consequência.” Bento XVI
A ação prática resulta insuficiente se não for palpável nela o amor pelo homem, um amor que se nutre do encontro com Cristo. Para que o dom não humilhe o outro, duro não apenas dar-lhe qualquer coisa minha, mas dar-me a mim mesmo, devo estar presente no dom como pessoa”.
(Valdilene Senna)
Imagem: indexbonorvm.blogspot.com/2009/11/campanha-de...

Nenhum comentário: