"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bem-Aventuranças...

As bem-aventuranças evangélicas são atos sobrenaturais, obras de virtude ou efeitos dos dons do Espírito Santo, pelos quais Jesus Cristo prometeu, já nesta vida, a felicidade inicial, fruto da esperança certa de se obter o prêmi eterno.
São ensinamentos que, Jesus pregou no Sermão da Montanha para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade. (Mateus 5, 3-12).

São elas:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem,
quando vos perseguirem e disserem falsamente
todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus,
pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Quais são os felizes, conforme as máximas do mundo?
Exatamente o contrário do que disse Jesus, o mundo chama bem-aventurados os que possuem riquezas e honrarias, os que dominam pela força, os que se riem e se fartam de comer, beber e gozar.
Que se entende por pobres de espírito?
Os pobres de espírito, felicitados por Jesus, são os que têm o coração desapegado dos bens terrenos, especialmente riquezas e honras; fazem bom uso delas, quando as possuem; não as cobiçam fraudulentamente, quando faltam; e sofrem com resignação, quando são delas privados.
Quais são os misericordiosos, mansos e pacíficos?
Misericordiosos são os que, por amor de Deus, se compadecem das necessidades espirituais e corporais do próximo, socorrendo-os conforme suas possibilidades. – Mansos são os que tratam com brandura seus semelhantes, suportam pacientemente seus defeitos e injúrias, sem queixas ou sentimentos de vingança. – Pacíficos são os que, além dessa paciência com os outros e consigo mesmos, procuram também semear a paz entre os que vivem na discórdia.
Quais são os puros de coração e os que têm fome e sede de justiça?
Os puros ou limpos de coração são os que não mantêm afeto ao pecado, pelo contrário fogem dele, evitando particularmente as culpas graves e toda espécie de impureza. – Os que sentem fome e sede de justiça são os que desejam adiantar-se sempre mais na perfeição e na prática das boas obras, sobretudo sociais.
Quais são os que se dizem felizes apesar de chorarem e padecerem perseguição?
Os que choram e, contudo se chamam bem-aventurados são os que recebem das mãos de Deus os males desta vida, afligindo-se pelos pecados cometidos, pelos escândalos do mundo e pelos perigos de se perderem. – Igualmente se chamam bem-aventurados os perseguidos, quando padecem calúnias, insultos e maus tratos por amor de Jesus Cristo, em defesa da fé ou de qualquer outra virtude.
Que significam as recompensas prometidas por Cristo às oito Bem-aventuranças?
Sob nomes diversos, todas significam substancialmente a glória eterna do paraíso; porém não deixam de incluir já nesta vida, embora de modo imperfeito, por princípio dessa felicidade futura, que consiste na paz da consciência e consolação interior, com a alegria da graça de Deus, e da amizade dos irmãos, numa suficiente prosperidade dos bens temporais.

CIC

Nenhum comentário: