"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Domingo...

Por que o Domingo?

A Lei Antiga era: “Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo” (Êx 20,8). Os Apóstolos substituíram o sábado pelo domingo, em memória da Ressurreição de Cristo. O primeiro dia da semana era denominado “Dia do Senhor”. “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi bem cedo ao sepulcro, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra que o fechava tinha sido tirada”. (Jo 20,1).
“No dia do Senhor, fui movido pelo Espírito e ouvi...” (Ap 1,10). “No primeiro dia da semana estávamos reunidos para partir o pão...” (At 20,7). Na “Doutrina dos Doze Apóstolos”, escrita no fim do século 1º, lê-se: “Reuni-vos no dia do Senhor e parti o pão (comungai). Oferecei a Eucaristia depois de confessados os vossos pecados, para que o vosso sacrifício seja puro” (C14). Neste dia os fieis se reúnem para ouvir a palavra de Deus e participar da Eucaristia, louvando e agradecendo a Deus. O domingo é dia de festa, de repouso e de alegria.
Então, por que o Domingo? Porque o domingo, primeiro dia da semana, é o dia da Ressurreição e da nossa vitória! Os Apóstolos assim entenderam também!
E nós, com eles!
Imagem: coracaofiel.com.br/blog/?p=408

Nenhum comentário: