"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 29 de novembro de 2009

Missão da Família Cristã

A família tem importância fundamental na geração de novos cristãos. A família é a Igreja Doméstica. Para que se cumpra sua função de geradora de novos cristãos dentro da sociedade, a família deve ser:

a) Educadora da fé: cumpre que os pais sem sejam testemunhas da fé e da religião de seus filhos. Criar filhos para Deus é sua tarefa mais sagrada. A catequese importa que seja dada na família e reforçada na comunidade eclesial e na escola.
b) Promotora do desenvolvimento humano: desde cedo os filhos devem ser despertados para assumir responsabilidades dentro da família, para que se sintam valorizados e encontrem mais facilmente sua vocação. A família é a primeira transmissora dos valores humanos, sociais e religiosos.
c) Promotora de amor e felicidade: amor gera amor, faz crescer, desabrochar e sorrir. A vida feliz e harmoniosa dos pais faz a felicidade dos filhos nessa comunidade de amor.d) Santificação de seus membros: a família se santifica, quando vive o amor, quando cultiva a fé e desenvolve a espiritualidade cristã de seus membros.
e) Transmissora da vida: a família é o lugar privilegiado para a defesa da vida e da dignidade da pessoa humana, lugar onde cada um é amado por aquilo que é, não pelo que produz.
f) Educadora: a família é o lugar altamente dotado para o desenvolvimento físico, psíquico e espiritual. O Estado e a Igreja podem apenas completar a obra da família. É direito da família escolher o tipo de educação para seus filhos, mas no Brasil esse direito sempre foi negado às populações de baixa renda. A família é responsável pela educação religiosa dos filhos, ajudada pela comunidade cristã.
g) Socializadora: a família é a primeira escola das virtudes sociais e deve manter boas relações com a sociedade em geral.

REFLEXÃO: Uma boa formação cristã colabora para um mundo melhor, de paz e de justiça. A obediência aos pais, às pessoas mais velhas, às leis; o respeito aos filhos, aos jovens, às crianças, também colaboram para a harmonia do mundo. Cada coisa no seu lugar. Cada um tem seu direito e seu dever. Tudo precisa ser ensinado para que alcancemos a paz tão almejada, a justiça tão almejada.

Nenhum comentário: