"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 1 de novembro de 2009

Reflexões do Músico

Para ser um ministro de música não basta conhecer a animação litúrgica ou estar inserido em uma comunidade de crescimento. O músico tem de estar totalmente inserido na realidade pastoral e missionária da nossa Igreja. Nossa espiritualidade de músicos deve ser "católica" na Igreja com uma fé "universal" em seu amor e no propósito da disposição de dar e receber com humildade.
É importante que cada músico se pergunte:
Que tipo de discípulo eu sou?
Em meu canto ecoo a voz de Deus?
Por meio da minha voz ou meu instrumento,
a comunidade sente-se motivada a elogiar o Autor que age em mim?
É fundamental que cada católico se pergunte: será que eu estou colocando Jesus Eucarístico a minha frente? Ou estou querendo me colocar à frente Dele?
Não tenha vergonha e nem medo de confiar na misericórdia do Pai, pois o seu pedido de perdão dita todo seu respeito e fé na misericórdia do Pai.
O grande mistério do Amor é Jesus vivo na Eucaristia. Este Amor está conosco todos os dias, mas só quem olha com um profundo amor para a Hóstia Santa, consegue enxergá-lo.
Músico, tenha isso guardado em seu coração: não há renovação sem sofrimento. No sofrimento nos tornamos pessoas novas.
Músico, resgatar filhos de Deus é um ataque frontal ao inimigo. Não estamos apenas tirando teias de aranha. Estamos nos defrontando diretamente com a própria aranha.
Músico, sem uma oração diária e sem estarmos comungando o Corpo e Sangue de Cristo, teremos uma única certeza: seremos derrotados e o inimigo esfregará nossa face em terra, mostrando a Deus nossa fraqueza e falta de sabedoria.
Músico, seja fiel à Santa Missa, pois é fundamental que participemos da Santa Missa, pelo menos aos domingos (Dia do Senhor) e em dias de festas católicas, e assim nos manteremos fiéis ao 3º Mandamento de Deus. (Desconheço o autor do texto)
Santa Cecília, Mártir
“A Igreja ocidental, como a oriental, tem grande veneração pela Mártir, cujo nome figura no cânon da santa Missa. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.
Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra.
Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos.
Santa Cecília, intercedei a Deus, por nós!

Imagem: www.tudook.com/portalcatolico/santa_cecilia.html

Nenhum comentário: