"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 1 de novembro de 2009

Santíssima Trindade

A Trindade é um mistério: verdade incompreensível à razão humana, mesmo sabendo que Deus a revelou: num só natureza divina, três pessoas realmente distintas.
O Novo Testamente está cheio de textos referente ao mistério.
Lucas mencionou o mistério da Trindade, ao relatar o mistério da Encarnação (Lc 1,32-33); Mateus ao descrever o batismo de Jesus (Mt 3,16-17) e na missão evangélica dos Apóstolos (Mt 28,19); João no discurso da última ceia (Jo 14,11-16).
A Bíblia e a Tradição falam de três pessoas distintas entre si – Pai, Filho e Espírito Santo, e afirmam que são Deus. “Há um só Deus, um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus” (1Tim 2,5). “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus” (Ef 4,30).
Jesus disse; “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito...o Espírito de Verdade...” (Jo 14,16-17).
O Pai, o Filho e o Espírito Santo têm uma só natureza comum aos três. O Filho procede do Pai por geração.
“Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único” (Jo 3,16).
“O Filho procede unicamente do Pai, não feito, nem criado, mas gerado” (Símbolo Atanasiano).
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho como de um só princípio. “...o Espírito da Verdade, que vem do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15,26).
“Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse: ele receberá do que é meu e vos anunciará” (Jo 16,13-15).
Tudo em Deus é comum às três divinas Pessoas, exceto o que envolve oposição de relação; tudo constitui um só e mesmo Deus.
As três pessoas da Santíssima Trindade são iguais: nenhuma existia antes da outra; e todas têm a mesma natureza, o mesmo poder e a mesma sabedoria.
Santo Agostinho de Hipona, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; sucessivamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. No que o Santo lhe explicou ser impossível realizar o intento. Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu...
Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Imagem: http://www.paginaoriente.com/anoeclesiastico/trindadesanta.htm

Nenhum comentário: