"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Agora com a palavra os filósofos e os poetas...

Ouvimos as palavras de muitos cientistas a respeito da existência de Deus,
agora, ouviremos o que dizem alguns filósofos e poetas a respeito...
Mas antes perguntaria: Quem é o filosofo?
A definição para Filosofia: é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. (Wikipédia) - Filósofo é aquele que estuda ou desenvolve a filosofia; um sábio, ilustrado; excêntrico; o que vive indiferente às regras e preconceitos sociais...
Uns pensam que filósofo seria um tolo que se atormenta durante a vida para ser citado depois de morto... Hum... às vezes acontece... Pois filósofos todos somos um pouco...
E eles, os poetas?
Diria uma poetisa: "Os poetas são estrelas... Vivas, brilhantes, ascendentes... Que vivem como pessoas comuns. Se revelam ao mundo através de suas palavras: A Poesia". (Lisiê Silva); ou definiriam os dicionários: aqueles que se dedicam à poesia, que escrevem versos... (pt.wiktionary.org/wiki/poeta). De qualquer modo, são pessoas sensíveis, capazes de captar a verdade a sua volta e escrevê-las...
Passemos a ouvir os testemunhos dos filósofos e poetas a respeito da questão: Deus Existe?
Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”D. Estevão Bettencourt, osb.Nº 316 – Ano 1988 – Pág. 386.
Falam filósofos e poetasPartiremos da antigüidade até nossa época.
1) Sêneca (4 a. C. – 65 d. C.), poeta e filósofo romano: “Está semeada no coração de todos os homens a crença em Deus. Mentem aqueles que dizem não acreditar na existência de Deus, pois, durante a noite e quando estão sós, se põem a duvidar”.
2) Francis Bacon (1561 – 1620), Estadista e filósofo inglês, fundador da Escola Filosófica Empirista: “Um pouco de Filosofia afasta da Religião; muita Filosofia leva a ela de volta”.
3) François-Marie Arouet, com o pseudônimo de Voltaire (1694 – 1778), filósofo e escritor francês, um dos principais representantes do racionalismo francês: “Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo. Eis, porém, que Ele existe. A natureza inteira o proclama”.
4) Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778), escritor e filósofo francês: “Reflito sobre a ordem do universo, para admirá-la sem interrupção e adorar o Criador sábio que por ela se manifesta”.
5) D. Diderot (1713 – 1784), escritor francês e filósofo racionalista: “O olho ou a asa de uma borboleta basta para aniquilar um ateu”.
6) Immanuel Kant (1724 – 1804), filósofo alemão: “A razão, com todo o direito, se furta a atribuir isto tudo ao acaso. Duas coisas enchem a mente de admiração e reverência: o céu estrelado acima de nós e a lei moral em nós”.
7) J. W. v. Goethe (1749 – 1832), poeta alemão: “Essa realidade imensa, personificada nos vem ao encontro como um Deus, como Criador e Sustentáculo de todas as coisas, Deus, que de todos os modos somos convidados a adorar e louvar”.
8) John-Henry Newmann (1801 – 1890), escritor, teólogo e Cardeal da Igreja Católica: “Vê o que a razão te ensina: deve existir um Deus! Se não, como teria surgido este maravilhoso universo? Ele não pode ter criado a si mesmo”.
9) J. Langbehn (1851 – 1907), escritor alemão: “Quem nega Deus, assemelha-se a alguém que nega a existência do Sol. Isto de nada lhe serve, pois o Sol continua a brilhar”.
10) Mahtma Gandhi (1864 – 1948), pensador e líder indiano: “Não hesito em dizer que estou mais certo da existência de Deus do que da nossa presença neste recinto”.
11) Pio XII (1876 – 1958), Papa: “Ao contrário de afirmações superficiais, a verdadeira ciência descobre Deus, e tanto mais o descobre quanto mais progressos faz”.
Aguarde a última parte...

Nenhum comentário: