"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 27 de dezembro de 2009

A alegria de ter fé...

Frei Neylor J. Tonin, O.F.M.
Um grande psicólogo vienense, Dr. Viktor Franki, criador da Logoterapia, ou seja, uma escola da Psicologia que tem como objetivo reacender dentro das pessoas e dos pacientes a importância do sentido da vida, ou, mais particularmente, a necessidade de se dar um sentido à existência.Em outras palavras, uma definição de logoterapia, segundo Viktor Frankl, vem do seu próprio nome. Logos significa em grego "sentido".
Portanto logoterapia significa "cuidar do sentido". Sentido como significado, meta ou finalidade, sendo esta a principal força motivadora no ser humano. Assim, a logoterapia se baseia no confronto do paciente com o sentido de sua vida e o reorienta para o mesmo.Este sentido é dado, normalmente, pela fé ou por aquilo em que se acredita. Pois a fé transmite uma certeza e infunde grandeza interior à pessoa.
A pessoa começa a sentir-se infeliz quando não tem mais nada em que acreditar firmemente e definitivamente. Aí, ela entra em pânico, ou começa a enfraquecer-se internamente.Um dos grandes problemas de nossas clínicas, diz o médico, é a neurose espiritual, a anemia do espírito. Falta às pessoas um ponto de apoio seguro.A fé é uma força interior para enfrentar os desafios da vida. Quando segura, a pessoa luta melhor e experimenta a alegria que lhe nasce por acreditar.

Nenhum comentário: