"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dom Estêvão Bettencourt... Saudades do pastor...

“O grande monge beneditino D. Flávio Estevão Bettencourt, incansável difusor da sabedoria cristã e defensor da Igreja Católica”. (Prof. Felipe Aquino)

Houve um homem, um monge beneditino, um maravilhoso homem de Deus chamado Flávio Estêvão Benttencourt OSB, que partiu desta vida, no dia 14 de abril de 2008, deixando tantos admiradores quanto pode alcançar. Certamente partiu ao encontro Daquele a quem a vida inteira dedicou com suas Respostas às Perguntas feitas por tantos que buscavam uma explicação para inúmeras, incontáveis dúvidas. Colecionei quase duas décadas suas Revistas as quais lia com imensa satisfação e com o objetivo de aprender e partilhar aqueles ensinamentos inspirados. Dom Estêvão nunca deixou de responder. Sempre dizia isso: “Que a Igreja precisava responder”.
Por isso, participou de diversos programas de televisão, escreveu o famoso Curso de Teologia “Escola Mater Ecclesiae”, até hoje usado por quem queira se aprofundar na Fé Católica; ter o conhecimento sem o fanatismo que muitas vezes acompanha alguns que pretendem ensinar a doutrina. Dom Estêvão respondia a tudo com clareza, embasado em fatos, livros, escritos, autores consagrados, a Bíblia, o Catecismo da Igreja; enfim, um homem que viveu até o fim a sua fé, que ajudou a preparar centenas e centenas de sacerdotes, os quais têm por ele, profunda admiração.
É considerado um dos maiores teólogos da atualidade. E o é, de verdade, pois permanece vivo através de seus ensinamentos inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Eis um breve texto que diz tudo sobre este fantástico homem que tive a honra de conhecer pessoalmente:
Santa Teresa de Ávila recomendava que o diretor espiritual fosse alguém “sábio, douto e santo”; alguém certamente muito difícil de encontrar. Mas, nos quarenta anos em que acompanhei a trajetória de D. Estevão, penso que encontrei neste homem o diretor recomendado por Santa Teresa. Certa vez eu lhe disse que ficava preocupado com tantas dúvidas que lhe enviava; sua resposta foi essa: “Professor, não se preocupe, dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria a Deus”. (Professsor Prof. Felipe Aquino, da Canção Nova)
De vez em quando, você vai encontrar neste Blog alguns trechos de artigos escritos por ele, que tenho a certeza o fará despertar para a beleza que é crer e defender Aquele que tudo criou, que nos ama e nos receberá em seu seio e a sua Igreja, fundada por sua vontade. (Uma sua tão grande admiradora)

Nenhum comentário: