"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Sacramento

O Sacramento é um sinal sensível e eficaz da Graça, instituído por Jesus Cristo, pra significar e transmitir à alma a graça santificante.

A Sagrada Escritura indica a instituição dos 7 sacramentos de um modo vago, mas é a Tradição que neste caso fixa a regra.

São 7 os sacramentos instituídos por Cristo:

1º. O Batismo,
que dá a vida da graça santificante, tornando a criatura humana filho de Deus. “Quem não nascer da água e do Espírito na pode entrar no Reino de Deus” (Jo, 5,5).
2º. A Crisma ou Confirmação,
que confirma a fé, tornando o batizado perfeito cristão e destemido soldado de Cristo, “Impunham-lhes, pois, as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo” (At 8,17;19,6).
3º. A Comunhão ou Eucaristia,
que faz crescer e fortalecer o cristão na vida espiritual, comungando o pão vivo que dá a vida ao mundo. “Quem come este pão viverá para sempre” (Jo 6,58).
4º. A Confissão ou Penitência,
que apaga os pecados cometidos depois do Batismo. É tábua de salvação após o naufrágio. A fórmula do perdão: “Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém” (C Tr 14,9).
5º. A Unção dos Enfermos, que alivia o doente, perdoando-lhe os pecados e às vezes obtendo também a saúde do coro: “Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé e se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados” (Tiago 5,14,15).
6º. A Ordem, que dá ao Padre o poder de exercer as sagradas funções da Igreja, servindo o povo de Deus. “Separai-me Barnabé e Saulo... Então, depois de terem jejuado e orado, lhes impuseram as mãos e despediram-nos” (At 13,2-3). “Eu te exorto a reanimar o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos” (2Tim 1,6).
7º. O Matrimonio, que tem por fim a educação conveniente dos filhos por meio de um laço indissolúvel entre homem e mulher. “Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne” (Mt 19,5; Gên 2,24).

Os dois sacramentos mais utilizados pelos cristãos são: a Confissão e a Comunhão. A partir do Concílio de Latrão, em 1215, os católicos são obrigados a recebê-los ao menos uma vez cada ano, no tempo pascal.
Os Sacramentos da Iniciação Cristã: Pelos sacramentos da iniciação cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia - são lançados os fundamentos de toda vida cristã. O fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia.

Concluindo: A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdócio batismal e pelos ministros ordenados. O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé. O fruto da vida sacramental é ao mesmo tempo pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo Jesus; por outro, é a para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho." Sacramento são gestos de Deus em nossa vida. Realizam aquilo que expressam simbolicamente.
Os sacramentos são, por conseguinte:
Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual;
Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;
Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;
Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé;
Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.

Nenhum comentário: