"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Jesus Cristo

Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem pra nos salvar.

Em Belém, cidade de Davi, Maria “deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-se numa manjedoura” (Lc 2,7).
Um anjo do Senhor disse aos pastores: “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi” (Lc 2,11).
Os pastores foram a Belém “e encontramos Maria, José e o recém-nascido deitado numa manjedoura” (Lc 2,16).

Os Magos do Oriente vieram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o rei dos judeus recém-nascido?"... Foram informados que era: “Em Belém da Judéia... Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o homenagearam... oferecendo-lhe presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2,2-5-11).
Circuncisão de Jesus no Templo... conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo o varão que abre o útero será consagrado ao Senhor” (Lc 2,23).
Fuga para o Egito... "O Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e a mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar” (Mt 2,13).
Morto Herodes o Anjo do Senhor disse a José: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel... e foi morar numa cidade chamada Nazaré” (Mt 2,19-23).
Vida oculta em Nazaré: “E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2,52).
Batismo de Jesus... “Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no rio Jordão” (Mc 1,9)... e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho bem-amado: eu, hoje, te gerei!” (Lc 3,22).
Escolha dos doze: “Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariot, que se tornaria traidor” (Lc 6,12-16).
Com seus Apóstolos percorreu a Galiléia e a Judéia por 3 anos... pregando o Evangelho do Reino e curando toda e qualquer doença ou enfermidade do povo (Mt 4,23).
No Sermão da Montanha expôs o seu plano e através de 44 parábolas simplificou a doutrina do Reino de Deus. Em com 37 milagres, provou que era o Filho de Deus.
Jesus foi aclamado pelo povo: “Hosana ao Filho de Davi!” (Mt 21,9) e também pelo povo condenado: “Crucifica-o! Crucifica-o!” (Lc 23,21). E por um dos seus comensais foi traído.
Judas Iscariot disse aos sacerdotes: “O que me dareis se eu o entregar? Fixaram-lhe, então, a quantia de trinta moedas de prata” (Mt 26,15).
Os discípulos preparam a Páscoa “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão...distribuindo-o aos discípulos, disse: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Depois, tomou um cálice e dando graças, deu-lho dizendo: Bebei dele todos, pois isto é o meu Sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,26-28).
Jesus prediz a negação de Pedro: “Em verdade te digo que hoje, esta noite, antes que o galo cante duas vezes, me negarás três vezes” (Mc 14,30),
Jesus no Getsêmani... “E levando consigo Pedro, Tiago e João, começou a apavorar-se e a angustiar-se” (Mc 14,33). Disse-lhes, então: “A minha alma está triste até a morte. Permanecei aqui e vigiai comigo” (Mt 26,4).
Judas aproxima-se de Jesus dizendo: “Salve, Rabi!” e o beijou. Jesus lhe disse: “Judas, com um beijo entregas o Filho do Homem? (Lc 22,48)...Mas é a vossa hora, e o poder das Trevas” (Lc 22,48-53).
Jesus é preso e levado ao Sumo Sacerdote Caifás que junto ao Sinédrio procuraram um falso testemunho contra Ele para matá-lo.
Jesus está junto ao Governador e Pilatos perguntou ao povo: “Quem quereis que vos solte, Barrabás ou Jesus, que chamam de Messias:” (Mt 27,17).
Preferiram Barrabás a Jesus: “Seja crucificado!" (Mt 27,25)
Jesus Coroado com uma coroa de espinhos, caçoaram dele dizendo: “Salve, ó rei dos judeus!” (Mt 27,29).
Ao ser levado para a crucifixão um Cirineu o ajudou a carregar a cruz.
No
monte Calvário, foi crucificado entre dois ladrões, com a seguinte inscrição sobre a cabeça: “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus” (Jo 19,19).
As 7 Palavras de Jesus:
“Pai, perdoa-lhes; não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
“Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43).
“Mulher, eis o teu filho! Eis a tua mãe!” (Jo 19,26-27).
“Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mc 15,34; Mt 27,46).
“Tenho sede!” (Jo 19,28).
“Está consumado!” (Jo 19,30).
“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46).
O centurião vendo que Jesus havia expirado deste modo, disse: “De fato, este homem era filho de deus!” (Mc 15,39).
José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus e envolvendo-o num lençol e colocou num túmulo, talhado numa rocha.
Passado o sábado as mulheres foram ao túmulo e viram um jovem que lhes disse: “Não vos espanteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Mas ide dizer aos discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis, como vos tinha dito” (Mc 16,6-7).
Jesus apareceu por mais vezes aos seus Apóstolos e a diversas pessoas. Por último deu aos Apóstolos a seguinte missão: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura...” (Mc 16,15) “...e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,20). E subiu o céu.

Jesus Cristo, nós confiamos em Vós!

Nenhum comentário: