"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Virgem Maria...

Maria era uma humilde filha de Judá, da estirpe real de Davi. Eram seus pais: São Joaquim e Santa Ana. Muito jovem consagrou-se a Deus no templo de Jerusalém. Recebeu o anúncio do Anjo, que lhe disse: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo... Eis que conceberás e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus... por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus...” Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,28,31,35 e 38).
Desposou um homem virtuoso e humilde, chamado José.
“José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo” (Mt 1,20).
Maria visitou Isabel que com um grande grito, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42).

Maria, então, disse:

A minh’alma engrandece o Senhor
exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
porque olhou para a humildade de sua serva,
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas,
e Santo é seu nome!
Seu amor para sempre se estende
sobre aqueles que o temem;
manifesta o poder de seu braço,
dispersa os soberbos;
derruba os poderosos de seus tronos
e eleva os humildes;
sacia de bens os famintos,
despede os ricos sem nada.
Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
como havia prometido a nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
(Lc 1,46-55).
César Augusto, imperador romano, de 30 a.C. a 14 d.C., determinou um recenseamento. “Também José subiu... à cidade de Davi, chamada Belém... para se inscrever com Maria sua mulher, que estava grávida. Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito...” (Lc 2,4-7).
Um Anjo do Senhor disse aos pastores: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi” (Lc 2,11). “Foram então às pressas, e encontraram Maria, José e o recém-nascido deixado numa manjedoura” (Lc 2,16).
Vieram Magos do Oriente. “Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam...” (Mt 2,11).
Jesus entre os doutores: Ao vê-lo, ficaram surpresos, e a mãe lhe disse: “Meu filho, porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos.” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa do Pai?” (Lc 2,48-49).
Em Nazaré: "Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos estes fatos em seu coração” (Lc 2,51).
Maria está presente ao primeiro milagre de Jesus. Maria disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Jesus lhes ordena: “Enchei as talhas de água... Tirai agora e levai ao mestre-sala” (Jo 2,7-8).
A água se transformou em vinho da melhor qualidade. Pela intercessão de Maria, Jesus fez o grande milagre nas bodas de Caná da Galiléia.
Maria é Mãe de Jesus Cristo. Segundo a Escritura. Maria deu à luz Jesus Cristo, seu filho primogênito; ora Jesus Cristo é Deus; logo, Maria, segundo o modo de falar da Escritura, é Mãe de Deus.
Maria é também Mãe dos homens.
“Jesus então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” (Jo 19,26-27).
As quatro grandes prerrogativas de Maria são: Imaculada Conceição, a Maternidade divina, a Virgindade perpétua e a Assunção gloriosa.
“Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas por mim” (Lc 1,48-49).

Nenhum comentário: